Pesquisa • Segunda-feira, 04 de Março de 2013, 11:10:00

Título:  A construção de representações e identidades no contexto da educação escolar indígena: a escola e o ensino de língua portuguesa em foco

Coordenadora:  M.Gorete Neto

Resumo:  A pesquisa trabalha com o estudo da escola indígena e do ensino de línguas realizado nas aldeias. O foco da pesquisa são as relações entre a língua portuguesa e o português indígena, trabalhando com as questões de metodologia, da apropriação do português padrão e do português escolar e com a relação entre o português indígena e a escolarização. A pesquisa também objetiva compreender como os universitários indígenas lidam com a tensão entre o português padrão das universidades e o português que utilizavam nas aldeias.

Financiamento:  PRPq

Palavras-chave: Representações, identidades, ensino de língua portuguesa, educação escolar indígena