A leitura de palavras por crianças com dificuldade de aprendizagem


     

Pesquisa ‚ÄĘ Segunda-feira, 04 de Mar√ßo de 2013, 11:14:00

Título: A leitura de palavras por crianças com dificuldade de aprendizagem nas escolas municipais de Belo Horizonte

Coordenadora: Sara Mour√£o Monteiro


Resumo: O conhecimento aprofundado das correspond√™ncias grafema-fonema garante a flu√™ncia e a compreens√£o na leitura. Entretanto, muitas crian√ßas apresentam dificuldade no processo de mapeamento autom√°tico da escrita das palavras e de sua pron√ļncia. Esta pesquisa examinou as estrat√©gias de reconhecimento de palavras escritas manifestadas por crian√ßas que enfrentam dificuldades no processo de alfabetiza√ß√£o a partir de um teste de leitura controlado por crit√©rios lingu√≠sticos relacionados √†s propriedades das palavras. Concluiu-se que a dificuldade das crian√ßas est√° relacionada ao pouco conhecimento das regras de correspond√™ncias letra-som e a dificuldade do mecanismo de decodifica√ß√£o na an√°lise de estruturas sil√°bicas n√£o can√īnicas. A pesquisa foi iniciada em 2011 e finalizada em 2012.


Financiamento: n√£o possui

Palavras-chave: Alfabetização, aprendizagem inicial da leitura, leitura de palavras