30 anos de EJA na UFMG

Comemoração reuniu estudantes, monitores, coordenadores e outros participantes, de hoje e do passado, em seminário realizado na FaE

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 18 de Maio de 2016, 19:16:00

Na semana passada, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na UFMG completou três décadas de existência. A data foi celebrada com a realização do III Seminário Universidade e Educação de Jovens e Adultos - 30 anos de Eja na UFMG: sujeitos e suas perspectivas. O evento reuniu estudantes e ex-estudantes, monitores e ex-monitores, coordenadores e ex-coordenadores, além de familiares, representantes de órgãos e unidades da UFMG e vários outros sujeitos que constituem essa história.

Na confer√™ncia de abertura do evento, na segunda-feira (16), o convidado foi o professor em√©rito da Faculdade de Educa√ß√£o (FaE) Miguel Arroyo Gonzalez. Na ter√ßa-feira, foi a vez de estudantes e ex-estudantes darem depoimentos e refletirem sobre suas trajet√≥rias (confira cobertura do segundo dia). O terceiro dia do evento foi o momento dedicado aos relatos de experi√™ncias de cinco ex-monitores do programa. Na quinta-feira, o semin√°rio recebeu o debate do Programa Pensar a Educa√ß√£o, Pensar o Brasil, que convidou a professora Denise Ara√ļjo, do Centro Pedag√≥gico, e o professor Le√īncio Soares, da FaE. No √ļltimo dia, a homenagem "30 anos de EJA na UFMG: 30 estudantes em cena" encerrou a programa√ß√£o. Confira na galeria abaixo a cobertura fotogr√°fica realizada pela monitora do Proef-2 Luciana Gontijo.

Um Programa em três etapas

A primeira etapa da EJA na UFMG, voltada para a alfabetiza√ß√£o, √© coordenada pelo Ceale, com aulas na FaE. O¬†Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1¬ļ Segmento (Proef-1) equivale ao ensino do 1¬ļ ao 5¬ļ ano. Ap√≥s a conclus√£o dessa etapa, o aluno pode continuar seus estudos no Proef-2 (6¬ļ ao 9¬ļ ano), coordenado pelo Centro Pedag√≥gico,¬†e no Projeto de Ensino M√©dio de Jovens e Adultos (PEMJA), coordenado pelo Col√©gio T√©cnico. Os tr√™s projetos comp√Ķem o Programa de Educa√ß√£o B√°sica de Jovens e Adultos da UFMG.

Galeria de Fotos: 30 anos da Educação de Jovens e Adultos na UFMG