A Matem√°tica de ‚Äúcara nova‚ÄĚ


     

Letra A ‚ÄĘ Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015, 16:03:00

Por Eliza Dinah

Do material elaborado e enviado pelo MEC, as equipes de forma√ß√£o trabalharam os conte√ļdos, did√°ticas e brincadeiras a serem discutidos com os professores. Segundo a orientadora de estudos de Perd√Ķes (MG) Jaqueline Pinheiro, o Pacto foi uma forma√ß√£o muito diferente das outras de que ela j√° participou. E a maior mudan√ßa foi relativa √† forma de acesso ao conte√ļdo. Segundo ela, em experi√™ncias anteriores, os professores voltavam para casa com muitas folhas e pap√©is e acabavam se perdendo ou se desmotivando com tanto texto para ler. ‚ÄúO Pnaic trouxe um diferencial, prop√īs aprofundar muito mais no modo como as crian√ßas se apropriam do conhecimento, mostrando como se processa a atividade do ponto de vista da crian√ßa‚ÄĚ, afirma. Segundo Jaqueline, essa abordagem levou o professor a ver que ele pr√≥prio precisava mudar sua maneira de entender a Matem√°tica para trabalh√°-la em sala de aula.

Com essa mudan√ßa na forma de pensar o ensino, os resultados come√ßaram a aparecer nas salas de aula. A professora Marcilene Dias, da cidade de Bom Jesus do Amparo (MG), conta que come√ßou a ter mais seguran√ßa na proposi√ß√£o e desenvolvimento das atividades matem√°ticas. ‚ÄúA dificuldade era pensar: ‚Äėcomo eu vou esmiu√ßar esse problema?‚Äô. E o Pacto facilitou isso demais, ajudando na forma como a gente interpreta e at√© gera dali outros problemas matem√°ticos.‚ÄĚ Com mais confian√ßa, a professora n√£o parou de criar, e destaca, entre as atividades desenvolvidas, a reprodu√ß√£o de uma feirinha na sala de aula e a ado√ß√£o da conta√ß√£o de hist√≥rias no ensino da Matem√°tica. Para a orientadora Eliane Azevedo, os efeitos do Pnaic puderam ser sentidos at√© mesmo na estrutura da sala de aula: ‚ÄúNossas salas se transformaram: agora possuem cantinho da Matem√°tica, reta num√©rica, rel√≥gio, utiliza√ß√£o de materiais concretos, cantinho da literatura etc‚ÄĚ, relata.

 


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