Alfalendo chega à 7ª edição

Mostra que re√ļne projetos de alfabetizadores de Lagoa Santa (MG) passa a incluir, este ano, a ideia de numeramento

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 19 de Novembro de 2014, 17:02:00

‚ÄúLeiam sempre livros, abram suas p√°ginas e deixem a mais bela borboleta voar!‚ÄĚ, bradou uma das crian√ßas que interpretavam ‚ÄúA Bela Borboleta‚ÄĚ, de Ziraldo, durante a abertura do 7¬ļ Alfalendo. A mostra anual re√ļne projetos relacionados √† leitura que foram desenvolvidos por professores da Educa√ß√£o Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da rede municipal de Lagoa Santa (MG). Entre os dias 19 e 21 de novembro, o pr√©dio do Centro de Refer√™ncia do Professor se torna um local de trocas de experi√™ncias educacionais aberto a professores, alunos e a curiosos que se interessarem pelo tema.

Para al√©m da L√≠ngua Portuguesa, a leitura dialoga tamb√©m com a matem√°tica, novidade no evento deste ano. ‚ÄúPela primeira vez temos uma sala voltada especialmente para o Numeramento, mostrando a capacidade de renova√ß√£o do Alfalendo e o porqu√™ de ele se estender por tantos anos, situa√ß√£o at√≠pica entre os projetos de educa√ß√£o no Brasil‚ÄĚ, destacou a pesquisadora do Ceale e coordenadora do N√ļcleo de Alfabetiza√ß√£o e Letramento de Lagoa Santa, Magda Soares.

Al√©m das atividades voltadas ao numeramento, o letramento tamb√©m √© estimulado, com projetos de leitura que colorem o espa√ßo da antiga Escola Dr. Lund: ‚ÄúTenda Liter√°ria‚ÄĚ, ‚ÄúMem√≥rias da Em√≠lia‚ÄĚ, ‚ÄúPequenos Compositores de Grandes Livros‚ÄĚ, ‚ÄúViagem Cultural‚ÄĚ, ‚ÄúEncantos Mitol√≥gicos‚ÄĚ e produ√ß√£o de gibis foram algumas das propostas apresentadas no evento.

Para Magda, a abertura e a receptividade de professores, coordenadores e diretores das escolas s√£o fundamentais para a longevidade do Alfalendo e para construir leitores que n√£o apenas saibam ler, mas que leiam com prazer e durante toda vida. ‚ÄúPrecisamos buscar o letramento novo, de qualidade, e com a participa√ß√£o direta das crian√ßas‚ÄĚ, afirma.

Mostra Alfalendo

Até 21 de novembro

Praça Dr. Lund, 33, Centro - Lagoa Santa (MG)

A pesquisadora do Ceale Magda Soares fala na abertura do evento