Alfalendo chega à 7ª edição

Mostra que reúne projetos de alfabetizadores de Lagoa Santa (MG) passa a incluir, este ano, a ideia de numeramento

Acontece • Quarta-feira, 19 de Novembro de 2014, 17:02:00

“Leiam sempre livros, abram suas páginas e deixem a mais bela borboleta voar!”, bradou uma das crianças que interpretavam “A Bela Borboleta”, de Ziraldo, durante a abertura do 7º Alfalendo. A mostra anual reúne projetos relacionados à leitura que foram desenvolvidos por professores da Educação Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da rede municipal de Lagoa Santa (MG). Entre os dias 19 e 21 de novembro, o prédio do Centro de Referência do Professor se torna um local de trocas de experiências educacionais aberto a professores, alunos e a curiosos que se interessarem pelo tema.

Para além da Língua Portuguesa, a leitura dialoga também com a matemática, novidade no evento deste ano. “Pela primeira vez temos uma sala voltada especialmente para o Numeramento, mostrando a capacidade de renovação do Alfalendo e o porquê de ele se estender por tantos anos, situação atípica entre os projetos de educação no Brasil”, destacou a pesquisadora do Ceale e coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento de Lagoa Santa, Magda Soares.

Além das atividades voltadas ao numeramento, o letramento também é estimulado, com projetos de leitura que colorem o espaço da antiga Escola Dr. Lund: “Tenda Literária”, “Memórias da Emília”, “Pequenos Compositores de Grandes Livros”, “Viagem Cultural”, “Encantos Mitológicos” e produção de gibis foram algumas das propostas apresentadas no evento.

Para Magda, a abertura e a receptividade de professores, coordenadores e diretores das escolas são fundamentais para a longevidade do Alfalendo e para construir leitores que não apenas saibam ler, mas que leiam com prazer e durante toda vida. “Precisamos buscar o letramento novo, de qualidade, e com a participação direta das crianças”, afirma.

Mostra Alfalendo

Até 21 de novembro

Praça Dr. Lund, 33, Centro - Lagoa Santa (MG)

A pesquisadora do Ceale Magda Soares fala na abertura do evento