Brindando os cinco anos de Tertúlia Literária

Aniversário do projeto e encerramento da quinta edição foram comemorados com festa na Faculdade de Educação

Acontece • Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2014, 12:29:00

Na dia 6 de dezembro, a equipe do Projeto Tertúlia Literária e seus diversos participantes se reuniram na sala de leitura da Biblioteca da FaE. Dessa vez, o encontro não foi para discutir as experiências literárias do mês, mas para comemorar o encerramento da edição de 2013 e o aniversário de cinco anos do projeto. A tarde foi marcada por muita animação, com direito a música ao vivo, brinde com champanhe, comidinhas e depoimentos dos participantes. Como o tema da edição deste ano era “fofoca”, nada mais apropriado para o encerramento do que uma festança.

Uma das participantes dessa edição foi a dirigente educacional do programa de leitura “Contagem das Letras”, do município de Contagem, Alessandra Soares. Ela conta um pouco sobre a experiência com o Tertúlia: “Eu achei o projeto fantástico. Todos os encontros foram muito ricos, sempre havia pessoas, escritores, que falavam a respeito das obras. Acho que os livros foram escolhidos a dedo e nos levaram a ter prazer pela leitura.” Alessandra conta que outras pessoas da Secretaria de Educação de Contagem também participaram do Tertúlia e a ideia para 2014 é criar uma equipe leitora, repassando o que foi aprendido na FaE e apresentando novos livros aos professores. “Se o professor é leitor, seus alunos vão ser leitores. Acho que a ideia é essa!”.

O Tertúlia Literária tem quatro coordenadoras: Mônica Correia Baptista (Ceale/FaE), Maria Zélia Versiani Machado (Ceale/FaE), Célia Abicalil Belmiro (Ceale/FaE) e Mônica Dayrell (Centro Pedagógico da UFMG). Durante os cinco anos do projeto, a coordenação geral ficou por conta de Mônica Baptista, que conta um pouco sobre o trabalho com o projeto. “O Tetúlia é muito prazeroso de coordenar e organizar, porque nós sempre temos que pensar em coisas lúdicas. Nós vamos brincando, pensando quais os livros vão entrar, quais vão ficar de fora.”

Em cada ano é decidido um tema para as leituras. No ano passado, o tema foi crime na literatura. No decorrer de cada mês, os participantes leem o livro indicado e fazem comentários no site do projeto. No fim do mês, é realizado o encontro presencial para discussão. “Vamos criando um ambiente que estimula muito a conversa. Por isso mesmo, nosso mote é ‘quem lê também tem muito a dizer’”, afirma Mônica.

Atualmente, o projeto está na fase da escolha do tema para 2014. Algumas das possibilidades são: direitos humanos na literatura, boemia na literatura, e a sensualidade na literatura. Outra mudança para o próximo ano é que a coordenação geral será assumida pela professora Zélia Versiani.

Como registro do aniversário do projeto, foi lançado o Almanaque Comemorativo 5 anos de Tertúlia. Acesse aqui a versão em pdf!