Brindando os cinco anos de Tert√ļlia Liter√°ria

Aniversário do projeto e encerramento da quinta edição foram comemorados com festa na Faculdade de Educação

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2014, 12:29:00

Na dia 6 de dezembro, a equipe do Projeto Tert√ļlia Liter√°ria e seus diversos participantes se reuniram na sala de leitura da Biblioteca da FaE. Dessa vez, o encontro n√£o foi para discutir as experi√™ncias liter√°rias do m√™s, mas para comemorar o encerramento da edi√ß√£o de 2013 e o anivers√°rio de cinco anos do projeto. A tarde foi marcada por muita anima√ß√£o, com direito a m√ļsica ao vivo, brinde com champanhe, comidinhas e depoimentos dos participantes. Como o tema da edi√ß√£o deste ano era ‚Äúfofoca‚ÄĚ, nada mais apropriado para o encerramento do que uma festan√ßa.

Uma das participantes dessa edi√ß√£o foi a dirigente educacional do programa de leitura ‚ÄúContagem das Letras‚ÄĚ, do munic√≠pio de Contagem, Alessandra Soares. Ela conta um pouco sobre a experi√™ncia com o Tert√ļlia: ‚ÄúEu achei o projeto fant√°stico. Todos os encontros foram muito ricos, sempre havia pessoas, escritores, que falavam a respeito das obras. Acho que os livros foram escolhidos a dedo e nos levaram a ter prazer pela leitura.‚ÄĚ Alessandra conta que outras pessoas da Secretaria de Educa√ß√£o de Contagem tamb√©m participaram do Tert√ļlia e a ideia para 2014 √© criar uma equipe leitora, repassando o que foi aprendido na FaE e apresentando novos livros aos professores. ‚ÄúSe o professor √© leitor, seus alunos v√£o ser leitores. Acho que a ideia √© essa!‚ÄĚ.

O Tert√ļlia Liter√°ria tem quatro coordenadoras: M√īnica Correia Baptista (Ceale/FaE), Maria Z√©lia Versiani Machado (Ceale/FaE), C√©lia Abicalil Belmiro (Ceale/FaE) e M√īnica Dayrell (Centro Pedag√≥gico da UFMG). Durante os cinco anos do projeto, a coordena√ß√£o geral ficou por conta de M√īnica Baptista, que conta um pouco sobre o trabalho com o projeto. ‚ÄúO Tet√ļlia √© muito prazeroso de coordenar e organizar, porque n√≥s sempre temos que pensar em coisas l√ļdicas. N√≥s vamos brincando, pensando quais os livros v√£o entrar, quais v√£o ficar de fora.‚ÄĚ

Em cada ano √© decidido um tema para as leituras. No ano passado, o tema foi crime na literatura. No decorrer de cada m√™s, os participantes leem o livro indicado e fazem coment√°rios no site do projeto. No fim do m√™s, √© realizado o encontro presencial para discuss√£o. ‚ÄúVamos criando um ambiente que estimula muito a conversa. Por isso mesmo, nosso mote √© ‚Äėquem l√™ tamb√©m tem muito a dizer‚Äô‚ÄĚ, afirma M√īnica.

Atualmente, o projeto está na fase da escolha do tema para 2014. Algumas das possibilidades são: direitos humanos na literatura, boemia na literatura, e a sensualidade na literatura. Outra mudança para o próximo ano é que a coordenação geral será assumida pela professora Zélia Versiani.

Como registro do anivers√°rio do projeto, foi lan√ßado o Almanaque Comemorativo 5 anos de Tert√ļlia. Acesse aqui a vers√£o em pdf!¬†