Ceale Debate: A criança, o adulto e a literatura infantil

No dia 17 de novembro, o convidado internacional Peter Hunt fala sobre situa√ß√Ķes de leitura de livros infantis

Acontece ‚ÄĘ Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015, 17:38:00

Conversar¬†sobre literatura infantil coloca-nos diante de tr√™s cen√°rios poss√≠veis:¬†a crian√ßa sozinha com o texto; a crian√ßa, o adulto e o texto, todos juntos; e o adulto sozinho com o texto. Para refletir e discutir sobre essas situa√ß√Ķes de leitura, o Ceale Debate de novembro recebe o convidado internacional Peter Hunt, professor em√©rito da University of Cardiff (Reino Unido). A palestra ‚ÄúA crian√ßa, o adulto e a literatura infantil: explorando diferentes cen√°rios‚ÄĚ ocorre no dia 17 de novembro, das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo link: bit.ly/cealedebatenovembro. As vagas s√£o limitadas!

Dentre as caracter√≠sticas percebidas em cada situa√ß√£o, Hunt aponta que ‚Äúum leitor infantil inexperiente pode imergir na aventura de decodificar a linguagem escrita ao mesmo tempo em que √© atra√≠do pelas imagens. J√° o adulto e a crian√ßa, ao lerem juntos, podem chegar a mal entendidos e acabar disputando‚ÄĚ, afirma. ‚ÄúE o adulto sozinho com o texto pode realizar leituras amplas e complexas, o que parece ter pouca rela√ß√£o com os modos de ler de uma crian√ßa‚ÄĚ, completa Hunt. A palestra - preparada pelo professor especialmente para o Ceale Debate - trar√° exemplos de diferentes textos em diferentes situa√ß√Ķes, sugerindo que podemos resolver os problemas de leitura ao transform√°-los em oportunidades.

Peter Hunt nasceu na Inglaterra e √© fundador do curso de literatura infantil da Universidade de Cardiff, primeiro curso do g√™nero na Gr√£-Bretanha. √Č um dos cr√≠ticos mais importantes de literatura infantil e j√° palestrou sobre o assunto em mais de 120 universidades de 20 pa√≠ses. ¬†discutir sobre essas infantil: explorando diferentes cen

Ceale Debate

O Ceale Debate é um espaço de discussão e compartilhamento que tem como objetivo apresentar estudos que possam subsidiar a atuação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos no ensino da leitura e da escrita.

Informa√ß√Ķes:¬†cealedebate@gmail.com¬†/¬†(31) 3409-5334.