Ceale Debate: A media√ß√£o pedag√≥gica na escrita espont√Ęnea da crian√ßa

Pesquisa sobre metodologia que pode ajudar na produção escrita da criança é o tema do Ceale de Debate de outubro

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 06 de Outubro de 2017, 13:27:00

Durante o processo de alfabetiza√ß√£o, ao aprender a escrever, a crian√ßa come√ßa a relacionar a palavra falada √†s letras do alfabeto e s√≠labas que¬† tem em seu repert√≥rio. Esse √© momento que exige maior reflex√£o sobre o que e como escrever e que pode ser potencializado com a media√ß√£o do professor. Essa √© a base da pesquisa que est√° sendo desenvolvida pela mestranda em educa√ß√£o Paula Lanza, sob a orienta√ß√£o da professora da Faculdade de Educa√ß√£o Sara Mour√£o. Ambas s√£o as convidadas do Ceale Debate de outubro, e ir√£o apresentar o projeto, que pretende ajudar na produ√ß√£o escrita de crian√ßas atrav√©s de atividades de cunho colaborativo, al√©m de discutir quest√Ķes relacionadas ao aprendizado inicial da l√≠ngua escrita. O evento ser√° realizado no dia 17 de outubro (ter√ßa-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação

A escrita espont√Ęnea gera transforma√ß√Ķes no pensamento da crian√ßa, na medida em que mobiliza sua aten√ß√£o para as pautas sonoras das palavras e para a forma como pode registr√°-las. A media√ß√£o do adulto nesse momento, em que a crian√ßa est√° tentando representar o som de uma palavra com as letras que conhece, potencializa os efeitos dessa a√ß√£o no desenvolvimento da crian√ßa. A partir desse pressuposto, foi feito um estudo sobre as estrat√©gias de media√ß√£o pedag√≥gica nas produ√ß√Ķes escritas de crian√ßas de 5 anos, que podem favorecer o processo de reflex√£o metalingu√≠stica implicado na aprendizagem inicial da l√≠ngua escrita. Neste Ceale Debate, ser√° apresentado esse estudo, pelo qual foi desenvolvido um programa de escrita, baseado em situa√ß√Ķes de produ√ß√£o colaborativa de escritas de palavras, nas quais as crian√ßas s√£o mobilizadas a explicar, argumentar e descrever suas ideias a respeito do sistema de escrita alfab√©tica.

Paula Moreira Lanza - Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva e especialização em Psicopedagogia pela Universidade FUMEC. Tem experiência na Educação Infantil e atualmente realiza o mestrado em Educação pela UFMG.

Sara Mour√£o Monteiro - Possui gradua√ß√£o em Pedagogia e mestrado e doutorado em Educa√ß√£o pela UFMG e p√≥s-doutorado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Portugal). √Č professora da FaE e tamb√©m pesquisadora do Ceale.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e podem ser realizadas pelo formul√°rio dispon√≠vel em: bit.ly/cealedebate-outubro.¬† As vagas s√£o limitadas.

Mais informa√ß√Ķes pelo e-mail cealedebate@gmail.com.