Ceale Debate: Alfabetização e letramento de crianças surdas

Terezinha Cristina da Costa Rocha fala sobre o tema na palestra do mês de abril

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 08 de Abril de 2015, 15:36:00

Para refletir sobre o processo de aquisição da linguagem por crianças surdas nos primeiros anos de vida e em sua inserção na educação básica, o Ceale Debate convida no mês de abril a professora Terezinha Cristina da Costa Rocha, que discutirá o tema "Uma Escola, Duas Línguas: Libras e Língua Portuguesa nos processos de alfabetização e letramento de crianças surdas". A palestra ocorre no próximo dia 16 (quinta-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG (Campus Pampulha). As vagas são limitadas e a inscrição, gratuita, deve ser feita pelo preenchimento do formulário disponível em: bit.ly/cealedebateabril

"Diversos estudos t√™m mostrado e discutido que algumas pr√°ticas escolares, na perspectiva de serem inclusivas, acabam sendo, na verdade, excludentes para os surdos. Sobretudo ao se considerar os paradigmas voltados para a oralidade", afirma Terezinha. Segundo ela, as especificidades da aquisi√ß√£o de linguagem, e da l√≠ngua de sinais como primeira l√≠ngua, s√£o quest√Ķes significativas ao se pensar os processos de alfabetiza√ß√£o e letramento de crian√ßas surdas. "Ser√° discutido neste debate o portugu√™s n√£o como l√≠ngua materna, mas sim como uma segunda l√≠ngua para esses sujeitos, e a import√Ęncia de abordagens mediadas atrav√©s de elementos semi√≥ticos, de natureza visual, na Educa√ß√£o Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental", conclui a palestrante.

Terezinha Cristina da Costa Rocha é professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale. Graduada em Filosofia e mestre em Educação pela PUC Minas, desenvolve estudos e atua nos campos da educação bilíngue para surdos e da formação de professores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais. Sua pesquisa "Dicionário Temático da Língua Brasileira de Sinais: A criação de sinais específicos para a Filosofia" foi premiada pelo CNPq na XXIII Edição do Prêmio Jovem Cientista e teve como produto final a publicação Dicionário Temático da Língua Brasileira de Sinais - Filosofia, em formato digital.

Ceale Debate

O Ceale Debate é um espaço de discussão e compartilhamento que tem como objetivo apresentar estudos que possam subsidiar a atuação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos no ensino da leitura e da escrita.

Informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com / (31) 3409-5334.