Ceale Debate: As linguagens e a Matemática na alfabetização

Eliane Scheid Gazire fala sobre o tema na palestra do dia 27 de maio


     

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 11 de Maio de 2015, 11:46:00

Ao brincar, ao manipular objetos e, principalmente, ao falar sobre o que est√° fazendo, a crian√ßa aprende Matem√°tica.¬†Para discutir as diferentes linguagens envolvidas no processo de aquisi√ß√£o de conhecimentos matem√°ticos na inf√Ęncia, o Ceale Debate convida no m√™s de maio a professora Eliane Scheid Gazire, que discutir√° o tema "As linguagens e a Matem√°tica no ciclo de alfabetiza√ß√£o". A palestra ocorre no pr√≥ximo dia 27 (quarta-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG (Campus Pampulha). As vagas s√£o limitadas e a inscri√ß√£o, gratuita, deve ser feita pelo preenchimento do formul√°rio dispon√≠vel em: bit.ly/cealedebatemaio

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os jogos e as brincadeiras, quando apoiados em um contexto matemático, constituem uma via fundamental para aliar o aprendizado da Matemática ao desenvolvimento das linguagens. Neste Ceale Debate, a palestrante discutirá como a oralidade, a manipulação de objetos e a linguagem corporal, quando  bem estimuladas, favorecem a construção dos conhecimentos matemáticos pela criança.

Eliane Scheid Gazire é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), onde atua como docente nos cursos de graduação em Pedagogia e Matemática e no Mestrado em Ensino de Matemática. Desde 2014, é coordenadora-adjunta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na UFMG, sendo responsável pela área de Matemática.

Ceale Debate

O Ceale Debate é um espaço de discussão e compartilhamento que tem como objetivo apresentar estudos que possam subsidiar a atuação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos no ensino da leitura e da escrita. 

Informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com / (31) 3409-5334.