Ceale Debate: concepções e uso de resultados na Avaliação Nacional da Alfabetização

No dia 11 de agosto, evento recebe Ticiane Bombassaro Marassi para falar sobre o assunto.


     

Acontece • Quinta-feira, 30 de Julho de 2015, 14:09:00

Desenvolvida e aplicada pelo Inep, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) traz um diagnóstico de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e alfabetização em Matemática. Para falar sobre o assunto, o Ceale Debate convida no mês de agosto a Coordenadora Geral de Exames para Certificação do Inep, Ticiane Bombassaro Marassi. A palestra “Avaliação Nacional da Alfabetização: Concepções e Uso de Resultados” irá abordar a  ANA, instituída em 2013, como ação complementar do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento ocorre no dia 11 de agosto (terça-feira) e, por estar incorporada ao Pnaic, excepcionalmente nesta edição, o Ceale Debate ocorrerá no período da manhã e em local diferente. A palestra será realizada no Auditório Nobre (CAD 1 – UFMG – Campus Pampulha), das 8h30 às 10h30. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. A inscrição são gratuitas e devem ser feitas em: bit.ly/cealedebateagosto

Os resultados da avaliação podem ser utilizados pelos professores, gestores e comunidade escolar como ponto de partida para intervenções pedagógicas a fim de garantir que os estudantes se alfabetizem até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Ticiane discutirá temas como: metodologia de construção da matriz de referência, testes aplicados e indicadores contextuais, escalas de proficiência e seus usos na prática pedagógica.

Ticiane é graduada em Pedagogia e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na Secretaria de Regulação da Educação Superior (SERES/MEC) e na Diretoria de Avaliação da Educação Básica. É Pesquisadora Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e, atualmente, é Coordenadora Geral de Exames para Certificação, responsável pela concepção das avaliações de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. 

 

Ceale Debate

O Ceale Debate é um espaço de discussão e compartilhamento que tem como objetivo apresentar estudos que possam subsidiar a atuação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos no ensino da leitura e da escrita. 

Informações: cealedebate@gmail.com / (31) 3409-5334.