Ceale Debate de agosto aborda multiletramentos no ciclo de alfabetização

Palestra do dia 22 tem como convidada a professora e pesquisadora Roxane Rojo, da Unicamp

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 05 de Agosto de 2016, 10:39:00

Como as novas tecnologias da informa√ß√£o e da comunica√ß√£o modificam as pr√°ticas de leitura e escrita? E como levar isso em conta na elabora√ß√£o dos conte√ļdos a serem ensinados no ciclo de alfabetiza√ß√£o? Para discutir essas quest√Ķes, o Ceale Debate de agosto convida a professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roxane Rojo, que abordar√° o tema ‚ÄúMultiletramentos no Ciclo de Alfabetiza√ß√£o: propostas para um web-curr√≠culo‚ÄĚ. O evento ser√° realizado no dia¬†22 (segunda-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627)

A palestra discutir√° os conceitos de¬†multiletramentos e de novos letramentos, pensando nas mudan√ßas em rela√ß√£o aos letramentos convencionais, ou seja, da letra e do impresso. Ser√° dado destaque √†s reconfigura√ß√Ķes da autoria ‚Äď explorando o conceito de¬†produsu√°rios,¬†termo criado a partir das palavras produtor e usu√°rio ‚Äď e dos textos multissemi√≥ticos. A palestrante apresentar√° possibilidades para a constru√ß√£o de um¬†web-curr√≠culo ‚Äď um curr√≠culo escolar que considere e inclua tecnologia digital em sua elabora√ß√£o ‚Äď e discutir√° propostas de ensino h√≠brido no¬†ciclo de alfabetiza√ß√£o.

Roxane Rojo √© professora livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente √© chefe do Departamento de Lingu√≠stica Aplicada. Dedica-se a pesquisas e projetos no campo da educa√ß√£o lingu√≠stica, com publica√ß√Ķes de destaque nos √ļltimos anos sobre as pr√°ticas de leitura e escrita no contexto das novas tecnologias digitais, como seu √ļltimo livro,¬†Hipermodernidade, multiletramentos e g√™neros discursivos (Par√°bola Editorial, 2015), em coautoria com Jacqueline Peixoto Barbosa.

Inscri√ß√Ķes

As vagas s√£o limitadas e as inscri√ß√Ķes pr√©vias podem ser realizadas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:¬†bit.ly/cealedebate-roxane. Preenchendo o formul√°rio com nome completo e e-mail, o interessado garante lugar no evento desde que chegue at√© 10 minutos antes do hor√°rio marcado para in√≠cio da palestra. Ap√≥s este hor√°rio, a participa√ß√£o estar√° sujeita √† lota√ß√£o do audit√≥rio.

Mais informa√ß√Ķes pelo e-mail¬†cealedebate@gmail.com¬†ou pelo telefone (31) 3409-5334.