Ceale Debate de junho discute o tema 'Cultura escrita digital em sala de aula de alfabetização'

Inscri√ß√Ķes est√£o abertas para evento, que ocorre no dia 25 de junho na FaE/UFMG


     

Acontece ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 11 de Junho de 2019, 16:50:00

 
Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de junho, que abordar√° o tema "Cultura escrita digital em sala de aula de alfabetiza√ß√£o". A convidada √© a professora da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG M√īnica Ara√ļjo. O evento ocorre no dia 25 de junho (ter√ßa-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).
 
O tema
 
Desde a antiguidade, o uso da cera, da argila, da madeira, da pedra, do papiro, do pergaminho e do papel e, mais recentemente, dos dispositivos digitais, como a tela do computador, do tablet, do celular, transformaram os usos, os manuseios, as formas de apropriação do sistema de escrita e o desenvolvimento da leitura e da escrita de textos. 
 
Novos gêneros textuais são criados e outros foram renovados com suporte digital, bem como os ambientes digitais que circulam a escrita ganham novas possibilidades com o uso de elementos da cultura digital como o hipertexto, a colaboração, a convergência e uma variedade de recursos multimodais, com imagem em movimento, sons, cores, letras, palavras e textos que se movimentam criando uma nova relação com o escrito.
 
A palestra do Ceale Debate de junho ir√° discutir a repercuss√£o que a cultura escrita digital, por meio das diversas ferramentas, ambientes, g√™neros e m√≠dias, promove no processo de apropria√ß√£o do sistema de escrita alfab√©tico, com o objetivo de auxiliar os (as) professores (as) a vislumbrarem a√ß√Ķes pedag√≥gicas que contemplem seus usos em sala de aula e para que as crian√ßas se envolvam em pr√°ticas de leitura e escrita nestes contextos de uso.
 
A palestrante
 
M√īnica Daisy Vieira Ara√ļjo √© professora na Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, pesquisadora do Ceale e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/CEALE//UFMG).
 
Inscri√ß√Ķes
 
As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate25-06-19. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†
 
Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.
 
O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.
 
Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com