Ceale Debate de maio: a linguagem oral na Educação Infantil

A convidada é a professora Denise Lopes, da UFRN, em evento a ser realizado na noite de 24 de maio (terça-feira), na Faculdade de Educação da UFMG


     

Acontece • Quinta-feira, 12 de Maio de 2016, 17:46:00

O papel da linguagem nos primeiros anos de vida revela a importância de se pensar nos processos de aprendizagem a ela relacionados na Educação Infantil. Para desenvolver essa temática, o Ceale Debate de maio recebe a professora da UFRN Denise Maria de Carvalho Lopes, que falará sobre  "A Criança e a Linguagem Oral na Educação Infantil: contextos de aprendizagem e desenvolvimento". O evento será realizado no dia 24 de maio (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627)

A palestrante tratará de possibilidades de observação e intervenção no desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. "De que modos a linguagem se presentifica nas interações vivenciadas por crianças e adultos no cotidiano das instituições? Como é tratada nas práticas pedagógicas? De que modos as crianças nos dão indícios de sua aprendizagem? Quais possibilidades de ações de professores podem contribuir para sua aprendizagem e desenvolvimento nessa etapa?", são algumas das questões que a palestrante coloca para desenvolver no Ceale Debate.

Denise Maria de Carvalho Lopes possui mestrado e doutorado em Educação pela UFMG, instituição onde coordena o Grupo de Pesquisa Processos de Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Tem atuação em políticas nacionais recentes voltadas para a educação básica, sendo coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no âmbito da UFRN e integrando a comissão de especialistas para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular. 

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-denise.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.