Ceale Debate de maio discutirá a Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular

Evento ocorre no dia 23 de maio, às 19h30, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 07 de Maio de 2018, 15:17:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de maio, que abordar√° o tema "A Base Nacional Comum Curricular: concep√ß√Ķes, organiza√ß√£o e desafios para o ensino de L√≠ngua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental". A convidada √© a pesquisadora e ex-diretora do Ceale Isabel Frade. O evento ocorre no dia¬†23 de maio¬†(quarta-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

Na palestra, a pesquisadora Isabel Frade ir√° abordar as concep√ß√Ķes que guiam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organiza√ß√£o da √°rea de Linguagens e do componente L√≠ngua Portuguesa e seus eixos de leitura, produ√ß√£o de textos, oralidade e an√°lise lingu√≠stica/semi√≥tica e, especialmente, a alfabetiza√ß√£o. Ser√£o problematizados os di√°logos estabelecidos com concep√ß√Ķes e proposi√ß√Ķes que vieram se destacando nos √ļltimos 30 anos, as escolhas, os pontos de inova√ß√£o, os modos de organiza√ß√£o e os desafios.

Isabel Frade é pesquisadora e ex-diretora do Ceale e professora do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Trabalhou como integrante ou coordenadora dos projetos PNLD, PNBE, Pró-Letramento, PNAIC e na Base Nacional Comum Curricular. Atua principalmente nos seguintes temas: alfabetização, história da alfabetização e das cartilhas, escolarização da cultura escrita, alfabetização e letramento digital, alfabetização audiovisual, formação de professores alfabetizadores e educação e linguagem.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal de Youtube da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com