Ceale Debate de maio discutirá Escrita Inventada na Educação Infantil

Inscri√ß√Ķes est√£o abertas para o evento, que acontecer√° no dia 28 de maio na FaE/UFMG

Acontece ‚ÄĘ Quinta-feira, 16 de Maio de 2019, 12:32:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de maio, que abordar√° o tema "A Escrita Inventada na Educa√ß√£o Infantil". A convidada √© Paula Moreira Lanza, supervisora pedag√≥gica em escola no segmento da Educa√ß√£o Infantil e 1¬ļ ano do Ensino Fundamental I. O evento ocorre no dia 28 de maio (ter√ßa-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

O tema

A produ√ß√£o colaborativa de escritas ‚Äď escrita inventada ‚Äď promove a√ß√Ķes importantes para o aprendizado da l√≠ngua escrita na educa√ß√£o infantil, como, por exemplo, a explica√ß√£o e a argumenta√ß√£o em torno das ideias que a crian√ßa tem a respeito do sistema de escrita alfab√©tica. Partindo do pressuposto de que a media√ß√£o pedag√≥gica potencializa os efeitos dessas a√ß√Ķes no desenvolvimento das crian√ßas, a palestrante realizou em sua pesquisa um Programa de Escrita Inventada com crian√ßas de cinco anos. Os resultados do estudo permitiram fazer um levantamento de esquemas que podem ser desencadeados a partir de perguntas bem formuladas e de sinaliza√ß√Ķes que fa√ßam a crian√ßa pensar, focar a sua aten√ß√£o, al√©m de promover um conflito cognitivo apontando para o caminho da compreens√£o do sistema de escrita alfab√©tica. Ser√£o apresentadas, no Ceale Debate de maio, situa√ß√Ķes de sala de aula organizadas em torno da media√ß√£o pedag√≥gica na escrita inventada no contexto da educa√ß√£o infantil.

A palestrante

Paula Lanza √© mestre em Educa√ß√£o pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e supervisora pedag√≥gica em escola no segmento da Educa√ß√£o Infantil e 1¬ļ ano do Ensino Fundamental I. Possui gradua√ß√£o em Rela√ß√Ķes P√ļblicas pelo Centro Universit√°rio de Belo Horizonte UNI-BH, gradua√ß√£o em Pedagogia pelo Centro Universit√°rio Newton Paiva, especializa√ß√£o em Psicopedagogia pela Universidade FUMEC. Sua √™nfase √© a Educa√ß√£o Infantil.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate28-05-19. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com