Ceale Debate de outubro discute proposta para aprendizado metalinguístico da definição de palavras

Evento ocorrer√° no dia 24 de outubro e ter√° a professora do CP/UFMG Clenice Griffo como palestrante

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018, 18:35:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de outubro, que abordar√° o tema "Proposta de interven√ß√£o no aprendizado metalingu√≠stico da defini√ß√£o de palavras". A convidada √© a professora do Centro Pedag√≥gico da UFMG Clenice Griffo. O evento ocorre no dia 24 de outubro (quarta-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

Na palestra, a professora apresentar√° um estudo que teve como principal objetivo descrever a compet√™ncia lingu√≠stica dos aprendizes e as possibilidades de aprendizagem lexical, em particular, a realiza√ß√£o de defini√ß√Ķes de palavras. O estudo foi realizado durante o curso de doutorado em Psicologia da Educa√ß√£o na Universidade de Barcelona e foi desenvolvido com um grupo de crian√ßas brasileiras de 9 e 10 anos de idade. O pressuposto b√°sico da interven√ß√£o realizada √© o de que o tratamento metalingu√≠stico da palavra como unidade de sentido facilita a aprendizagem da escrita de textos definit√≥rios e que tal aprendizado contribui, de maneira significativa, para o processo da forma√ß√£o de conceitos sobre as palavras. Expressar o conhecimento sobre o voc√°bulo em defini√ß√£o √© uma tarefa essencialmente metalingu√≠stica e revela a capacidade de estabelecimento de rela√ß√Ķes conceituais entre as palavras utilizadas.

Clenice Griffo tem gradua√ß√£o em Pedagogia e mestrado em Educa√ß√£o pela UFMG e doutorado em Psicologia da Aprendizagem pela Universidade de Barcelona. √Č professora adjunta da UFMG, atuando como professora alfabetizadora no Centro Pedag√≥gico da UFMG desde 1998. Atua tamb√©m na forma√ß√£o de professores, com √™nfase na aquisi√ß√£o da linguagem escrita.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate24-10. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal de Youtube da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com