Ceale Debate de setembro discute mediação pedagógica na escrita inventada

Evento ocorrerá no dia 24, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 14:54:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de setembro, que abordar√° o tema "Susto tem 4 letras?‚ÄĚ - A media√ß√£o pedag√≥gica na escrita inventada de crian√ßas em processo de alfabetiza√ß√£o". A convidada √© a professora da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG Val√©ria Barbosa de Resende.¬†

O tema

Neste Ceale Debate de setembro, ser√° apresentada an√°lise de um Programa de Escrita Inventada desenvolvido com crian√ßas de seis anos em processo de alfabetiza√ß√£o, focalizando os efeitos da media√ß√£o pedag√≥gica do adulto no processo de apropria√ß√£o de palavras compostas por s√≠labas com estrutura complexa (Consoante-Vogal-Consoante). Ser√£o analisados os tipos de interven√ß√£o e suas contribui√ß√Ķes para o aprendizado da l√≠ngua escrita.

A palestrante

Val√©ria Resende √© professora da Faculdade de Educa√ß√£o (FaE) da UFMG, pesquisadora do Ceale (FaE/UFMG) e do Grupo de Pesquisa em Alfabetiza√ß√£o (GPA). √Č doutora pelo Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Educa√ß√£o: Conhecimento e Inclus√£o Social da UFMG e p√≥s-doutora pelo Instituto Universit√°rio de Ci√™ncias Psicol√≥gicas, Sociais e da Vida (ISPA), Lisboa/Portugal. Foi diretora do Ceale, coordenadora do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Inicia√ß√£o √† doc√™ncia (PIBID) e coordenadora de Forma√ß√£o do Pacto Nacional pela Alfabetiza√ß√£o na Idade Certa (PNAIC/MEC).

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate24-09-19. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com