Ceale Debate: “Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?

Valéria Resende, do Ceale, é a convidada para o Ceale Debate de abril, no dia 24 (terça)

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 09 de Abril de 2018, 16:38:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de abril, que abordar√° o tema "Isso √© s√≥ uma atividade ou vai acontecer de verdade?" - Leitura e Produ√ß√£o de g√™neros textuais na alfabetiza√ß√£o. A convidada √© a professora da FaE e pesquisadora do Ceale Val√©ria Resende. O evento ocorre no dia 24 de abril (ter√ßa-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

A palestra apresentar√° sequ√™ncias did√°ticas desenvolvidas em turmas de alfabetiza√ß√£o em uma escola p√ļblica, envolvendo a leitura e escrita de g√™neros textuais, tendo como referencial te√≥rico as perspectivas sociointeracionista e discursiva. Vamos apresentar um conjunto de atividades de ensino, com foco em g√™neros textuais espec√≠ficos para o 1¬ļ e 3¬ļ ano do Ensino Fundamental, planejado progressivamente, com objetivos delimitados e organizado em torno de uma atividade de linguagem, cujo objetivo √© propiciar a constru√ß√£o de conhecimento sobre um determinado g√™nero textual. A inten√ß√£o √© mostrar que para ensinar um g√™nero textual, deve-se fazer com que a crian√ßa compreenda a sua estrutura composicional e sua fun√ß√£o social, para ent√£o produzi-lo na escola e fora dela.

Val√©ria Resende √© professora da Faculdade de Educa√ß√£o (FaE) da UFMG e pesquisadora do Ceale (FaE/UFMG). √Č doutora pelo Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Educa√ß√£o: Conhecimento e Inclus√£o Social da UFMG. Atualmente, √© diretora do Ceale, integrante do Grupo de Pesquisa em alfabetiza√ß√£o, coordenadora do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Inicia√ß√£o √† doc√™ncia (PIBID) e coordenadora de Forma√ß√£o do Pacto Nacional pela Alfabetiza√ß√£o na Idade Certa (PNAIC/MEC).

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com