Ceale Debate - Ler é mais que ler: a leitura em tempos digitais

Pesquisadora Carla Coscarelli discute pr√°ticas de escrita e leitura no mundo digital

Acontece ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 23 de Abril de 2013, 15:25:00

¬†¬†¬†¬† Na semana passada, aconteceu o Ceale Debate, no audit√≥rio Neidson Rodrigues da FaE. A palestra Ler √© mais que ler: a leitura em tempos digitais foi ministrada pela professora Carla Coscarelli. Desde 2006, Carla pesquisa sobre pr√°ticas de alfabetiza√ß√£o e de letramento em ambientes digitais. A pesquisadora apresentou os desafios, as possibilidades e as transforma√ß√Ķes que essas novas plataformas trazem para a leitura. Depois, abriu espa√ßo para d√ļvidas e coment√°rios da plat√©ia.

¬†¬†¬†¬† A pesquisadora explicou que usar o computador e a internet para ensinar a leitura e a escrita n√£o exclui as maneiras tradicionais de aprendizagem. ‚ÄúA leitura em ambientes digitais √© uma continuidade aprimorada da leitura de impressos. O aluno continua precisando de todas as habilidades b√°sicas de um leitor, como localizar e inferir informa√ß√Ķes no texto, perceber efeitos de sentido, identificar personagens e argumentos‚ÄĚ, afirma Carla.

¬†¬†¬†¬† Sobre as novas habilidades que o leitor de meios digitais precisa adquirir, a pesquisadora explica que ‚Äúele deve saber ler t√£o bem quanto navegar, possuir letramento digital ‚Äď conhecer novos termos, como √≠cone, saber utilizar servi√ßos de busca, garantir sua seguran√ßa online ‚Äď e aprender no√ß√Ķes de educa√ß√£o digital‚ÄĚ. Al√©m disso, o novo leitor deve ter conhecimento sobre as possibilidades que surgem com as plataformas digitais, como a escrita de textos colaborativos, o compartilhamento de informa√ß√Ķes de maneira r√°pida e a jun√ß√£o de m√≠dias, pois um s√≥ texto pode ser constru√≠do com o uso da escrita, de sons, de anima√ß√Ķes e de outros recursos.

¬†¬†¬†¬† Diante das novas possibilidades de leitura e escrita, professores que j√° lecionavam antes do advento dos ambientes digitais ficam em d√ļvida sobre o que deve ser ensinado em uma educa√ß√£o contempor√Ęnea. Para Carla, o mais importante √© preparar o aluno para o melhor aproveitamento dos meios digitais, como ensinar a navegar e a usar os servi√ßos de busca, que promovem a autonomia dos alunos em rela√ß√£o ao consumo de informa√ß√£o. A maior facilidade de difundir informa√ß√Ķes tamb√©m deve ser trabalhada, explicando a possibilidade de produ√ß√£o de conhecimentos colaborativos e do compartilhamento em larga escala. Para ajudar os professores nessa empreitada, Carla disponibiliza atividades relativas ao meio digital que podem ser realizadas em sala de aula no site Redigir UFMG (http://www.letras.ufmg.br/redigir/).