Ceale Debate - Ler é mais que ler: a leitura em tempos digitais

Pesquisadora Carla Coscarelli discute práticas de escrita e leitura no mundo digital

Acontece • Terça-feira, 23 de Abril de 2013, 15:25:00

Na semana passada, aconteceu o Ceale Debate, no auditório Neidson Rodrigues da FaE. A palestra Ler é mais que ler: a leitura em tempos digitais foi ministrada pela professora Carla Coscarelli. Desde 2006, Carla pesquisa sobre práticas de alfabetização e de letramento em ambientes digitais. A pesquisadora apresentou os desafios, as possibilidades e as transformações que essas novas plataformas trazem para a leitura. Depois, abriu espaço para dúvidas e comentários da platéia.

A pesquisadora explicou que usar o computador e a internet para ensinar a leitura e a escrita não exclui as maneiras tradicionais de aprendizagem. “A leitura em ambientes digitais é uma continuidade aprimorada da leitura de impressos. O aluno continua precisando de todas as habilidades básicas de um leitor, como localizar e inferir informações no texto, perceber efeitos de sentido, identificar personagens e argumentos”, afirma Carla.

Sobre as novas habilidades que o leitor de meios digitais precisa adquirir, a pesquisadora explica que “ele deve saber ler tão bem quanto navegar, possuir letramento digital – conhecer novos termos, como ícone, saber utilizar serviços de busca, garantir sua segurança online – e aprender noções de educação digital”. Além disso, o novo leitor deve ter conhecimento sobre as possibilidades que surgem com as plataformas digitais, como a escrita de textos colaborativos, o compartilhamento de informações de maneira rápida e a junção de mídias, pois um só texto pode ser construído com o uso da escrita, de sons, de animações e de outros recursos.

Diante das novas possibilidades de leitura e escrita, professores que já lecionavam antes do advento dos ambientes digitais ficam em dúvida sobre o que deve ser ensinado em uma educação contemporânea. Para Carla, o mais importante é preparar o aluno para o melhor aproveitamento dos meios digitais, como ensinar a navegar e a usar os serviços de busca, que promovem a autonomia dos alunos em relação ao consumo de informação. A maior facilidade de difundir informações também deve ser trabalhada, explicando a possibilidade de produção de conhecimentos colaborativos e do compartilhamento em larga escala. Para ajudar os professores nessa empreitada, Carla disponibiliza atividades relativas ao meio digital que podem ser realizadas em sala de aula no site Redigir UFMG (http://www.letras.ufmg.br/redigir/).