Ceale Debate: Livros didáticos de alfabetização

Eliana Albuquerque, da UFPE, é a convidada para primeiro evento do ano, no dia 13 de março (terça)

Acontece • Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018, 18:06:00

Estão abertas as inscrições para o primeiro Ceale Debate do ano, que abordará o tema "Mudanças nos livros de alfabetização aprovados no PNLD e os usos que os professores fazem desse material em sala de aula". A convidada é a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Eliana Albuquerque. O evento ocorre no dia 13 de março (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação: Desde 1996, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) conta com a avaliação pedagógica das obras que são submetidas ao programa para distribuição nas escolas públicas brasileiras. No caso dos livros didáticos de alfabetização, os critérios de avaliação mudaram em diferentes edições do PNLD? De que maneiras? Neste Ceale Debate, a pesquisadora Eliana Albuquerque apresentará dados de pesquisas voltadas para essas questões e também para como tais mudanças influenciaram tanto na produção desse material, como no uso que os professores fazem dele. A convidada também discutirá sobre como os diferentes eixos do ensino da Língua Portuguesa vêm sendo contemplados nos livros aprovados e sobre o papel desse material na organização do trabalho docente.

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate1303. Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

Mais informações: cealedebate@gmail.com