Ceale Debate: Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil

Evento do dia 13 de junho discute sobre as rela√ß√Ķes entre crian√ßas e a linguagem escrita nos processos de alfabetiza√ß√£o e letramento

Acontece ‚ÄĘ Quinta-feira, 25 de Maio de 2017, 18:08:00

Quais as possibilidades de aprendizagem e de inser√ß√£o da crian√ßa no mundo da escrita no contexto escolar? Em que medida a linguagem escrita est√° presente nas a√ß√Ķes das professoras e das crian√ßas? Para discutir essas e outras quest√Ķes, o Ceale Debate de junho convida a pesquisadora Sara Mour√£o e a professora Alessandra de Caux , que falar√£o sobre o tema "Pr√°ticas de leitura e escrita na Educa√ß√£o Infantil", a partir de um estudo feito em 2014. O evento ser√° realizado no dia 13 de junho (ter√ßa-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação

As crian√ßas iniciam seus processos de alfabetiza√ß√£o e letramento compartilhando pr√°ticas de leitura e de escrita com os adultos. Elas apreendem os modos de leitura dos seus grupos culturais, as estruturas dos materiais de escrita circundantes nos contextos sociais e, sobre o sistema de escrita, formulam hip√≥teses para diferenciar a escrita do desenho e para compreender a rela√ß√£o entre as letras e os sons da linguagem oral. A partir desse pressuposto, foi feito um estudo de pr√°ticas de leitura e escrita em escolas de Educa√ß√£o Infantil em 2014. A pergunta que orientou o estudo, ‚ÄúEm que medida a linguagem escrita est√° presente nas a√ß√Ķes das professoras e das crian√ßas?‚ÄĚ, nos fornece elementos para refletir sobre as possibilidades de aprendizagem e de inser√ß√£o da crian√ßa no mundo da escrita no contexto escolar.

Sara Mourão Monteiro - formada em pedagogia com pós-doutorado em alfabetização e letramento no Ensino Infantil; pesquisadora do Ceale e professora da FaE.

Alessandra de Caux Fernandes e Souza - professora de educação infantil da rede municipal de Belo Horizonte, na Escola Municipal Henfil.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e podem ser realizadas pelo formul√°rio dispon√≠vel em: bit.ly/cealedebate-junho.¬† As vagas s√£o limitadas.

Mais informa√ß√Ķes pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.