Ceale Debate: Qual literatura para crianças de até 6 anos e por quê?

No dia 31 de mar√ßo, evento recebe a pesquisadora alem√£ Bettina K√ľmmerling-Meibauer. Inscri√ß√Ķes encerradas!

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 18 de Mar√ßo de 2015, 14:05:00

Os primeiros anos da educa√ß√£o s√£o essenciais para o desenvolvimento da alfabetiza√ß√£o das crian√ßas pequenas, n√£o s√≥ para capacit√°-las a ler e escrever, mas tamb√©m para que elas consigam lidar de forma competente com os livros infantis e com outras m√≠dias, como o cinema, os quadrinhos e internet. No dia 31 de mar√ßo, a pesquisadora Bettina K√ľmmerling-Meibauer, da Universidade Eberhard Karls, na Alemanha,√© a convidada do Ceale Debate para falar sobre o tema. A palestra Qual literatura para beb√™s e crian√ßas de at√© seis anos e por qu√™? marca a retomada do Ceale Debate neste ano.

‚ÄúCrian√ßas j√° come√ßam a ‚Äėler‚Äô antes mesmo que elas possam realmente ler e entender os textos. Elas t√™m que aprender a compreender (‚Äėler‚Äô) os diferentes c√≥digos ligados √† m√≠dia. Por exemplo, os c√≥digos visuais das imagens, os c√≥digos c√īmicos dos quadrinhos ou o c√≥digo dos filmes‚ÄĚ, afirma Bettina. Para ela, as crian√ßas devem ser introduzidas a livros ilustrados e infantis que tragam alta qualidade art√≠stica em seus recursos visuais e textos o mais cedo poss√≠vel, a fim de apoiar as suas compet√™ncias liter√°rias.

Com quatro livros publicados, Bettina K√ľmmerling-Meibauer √© membro do comit√™ Alfabetiza√ß√£o Digital e Pr√°ticas Multimodais de Crian√ßas Pequenas - fundado pela Uni√£o Europeia e que tem como objetivo criar uma rede interdisciplinar para examinar como o desenvolvimento da alfabetiza√ß√£o de crian√ßas pequenas est√° sendo moldada pelas mudan√ßas trazidas pela digitaliza√ß√£o da comunica√ß√£o.

Sua visita faz parte do IV Semin√°rio Da Pesquisa Leitura e Escrita na Educa√ß√£o Infantil, promovido pelo Ceale e pelo N√ļcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Inf√Ęncia e a Educa√ß√£o Infantil (Nepei), por meio do projeto Leitura e Escrita na Primeira Inf√Ęncia (realizado em parceria com a UFRJ, a Unirio e o Minist√©rio da Educa√ß√£o).

Ceale Debate

O Ceale Debate é um espaço de discussão e compartilhamento que tem como objetivo apresentar estudos que possam subsidiar a atuação de professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos no ensino da leitura e da escrita. As vagas para o evento já foram esgotadas.