Ceale lan√ßa duas publica√ß√Ķes para educadores

Glossário Ceale e Caderno de Experiências em Alfabetização foram distribuídos para orientadores de estudos e coordenadores locais do Pnaic na UFMG


     

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 01 de Setembro de 2014, 16:34:00

‚Äú√Č uma obra de refer√™ncia, e n√£o para trabalhar o √ļltimo conceito. √Č uma obra com mais estabilidade, pode ser usada a qualquer momento‚ÄĚ afirmou Isabel Frade, diretora do Ceale, sobre o lan√ßamento do Gloss√°rio Ceale. Gloss√°rio, como √© definido por Ant√īnio Houaiss e Mauro de Salles Villar, √© um ‚Äúconjunto de termos de uma √°rea de conhecimento e seus significados‚ÄĚ. O livro lan√ßado agora pelo Ceale traz quase 200 verbetes e tem como objetivo principal projetar implica√ß√Ķes pedag√≥gicas e educacionais de determinados conceitos e procedimentos ligados ao campo da alfabetiza√ß√£o e do letramento. A compila√ß√£o tamb√©m est√° dispon√≠vel online, no site: www.glossarioceale.com.br

Juntamente tamb√©m ocorreu o lan√ßamento do Caderno de Experi√™ncias em Alfabetiza√ß√£o, que reuniu 16 relatos de atividades e reflex√Ķes de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental participantes do Programa Nacional pela Alfabetiza√ß√£o na Idade Certa (Pnaic). ‚ÄúEmbora a palavra ‚Äėcaderno‚Äô fa√ßa parecer uma coisa mais simples, essa publica√ß√£o tem uma import√Ęncia muito grande pela quest√£o do registro das pr√°ticas‚ÄĚ, comentou Isabel.

Tanto o Gloss√°rio como o Caderno de Experi√™ncias s√£o destinados especialmente a educadores que trabalham com alfabetiza√ß√£o. Por esse motivo, o lan√ßamento durante uma das semanas de forma√ß√£o do Pnaic foi estrat√©gica. ‚Äú√Č l√≥gico que a resson√Ęncia e repercuss√£o de um p√ļblico de mais de cem munic√≠pios √© o principal retorno que n√≥s podemos ter em rela√ß√£o √† pertin√™ncia das escolhas que fizemos em rela√ß√£o a realmente ter cumprido com nossa finalidade de nos destinar ao professor‚ÄĚ, conta Isabel.

O Ceale presenteou cada coordenador e orientador com um exemplar do Caderno e do Gloss√°rio. ‚ÄúOs termos que est√£o a√≠ s√£o muito importantes para quem trabalha com alfabetiza√ß√£o. Acho que esse tem que ser um livro de cabeceira mesmo‚ÄĚ falou sobre o Gloss√°rio a orientadora de estudos Salete Mamedes, de Belo Horizonte. J√° a orientadora Ver√īnica Oliveira de Aredes, de Ipatinga, contou um pouco da sua impress√£o em rela√ß√£o ao Caderno de Experi√™ncias em Alfabetiza√ß√£o, ‚ÄúA import√Ęncia desse caderno √© valorizar o trabalho dos professores que fizeram a forma√ß√£o (do Pnaic). Al√©m disso, √© uma troca de experi√™ncias muito grande. Os professores v√£o poder experimentar nas suas salas de aula coisas que outras pessoas tinham vivenciado em suas cidades‚ÄĚ.