Ceale recebe Homenagem Paulo Freire, da ANPEd

Segunda edição da honraria destaca instituições e ocorre dentro da 37ª Reunião Nacional

Institucional • Terça-feira, 06 de Outubro de 2015, 14:42:00

O Ceale receberá amanhã (7) a Homenagem Paulo Freire. A honraria é concedida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). A cerimônia de entrega da Homenagem Paulo Freire faz parte da programação da 37ª Reunião Nacional da ANPEd, que ocorre em Florianópolis (SC).

A ANPEd, que vem buscando homenagear atores envolvidos com a área da educação, realiza este ano a segunda edição da Homenagem Paulo Freire – a primeira foi em 2012. Outra premiação promovida pela associação foi a Homenagem Cora Coralina, cuja única edição até o momento foi realizada na 36ª Reunião Nacional, em 2013.

Valorização dos coletivos

Se nas outras edições as honrarias foram destinadas a pesquisadores, neste ano a ANPEd se preocupa em destacar instituições ou movimentos. A presidente da entidade, Maria Margarida Machado, explica a mudança de formato. “Percebemos cada vez mais que, sobretudo em uma sociedade tão competitiva, individualista, temos uma responsabilidade de trazer à cena e valorizar o coletivo, os grupos que se debruçam sobre uma causa.”

Além desse critério, o Ceale foi um dos indicados, ressalta a presidente, “devido a sua trajetória histórica na contribuição para a pauta da alfabetização, leitura e escrita no país, frente a um momento de muitos desafios, vide o debate nacional sobre Base Nacional Comum Curricular. Traria esse elemento para expressar quão desafiador é pensar o que é alfabetização e letramento em um país tão diverso, complexo”, explica Machado.

Homenageados

A escolha dos indicados é feita por coordenadores e representantes dos 23 Grupos de Trabalho (GT’s) da associação e pelo Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd (Forpred). O Ceale, por exemplo, foi indicado pelo GT 10, que tematiza a alfabetização, a leitura e a escrita.

As 11 instituições homenageadas, além do Ceale, são:

- Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE);

- Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES);

- Comissão Pastoral da Terra;

- Escola Nacional Florestan Fernandes;

- Fóruns de EJA do Brasil;

- Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE);

- Instituto de Pesquisa Ecológica (IPÊ);

- Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB);

- Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES);

- Rede Latino americana de Estudos sobre Trabalho Docente – Brasil – Rede ESTRADO;

- Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Saiba mais sobre cada homenageado no site da 37ª Reunião Nacional.

Foto: imagem-tema da Homenagem Paulo Freire, um bordado feito pela professora e artista Olinda Evangelista