Ceale recebe Homenagem Paulo Freire, da ANPEd

Segunda edi√ß√£o da honraria destaca institui√ß√Ķes e ocorre dentro da 37¬™ Reuni√£o Nacional

Institucional ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 06 de Outubro de 2015, 14:42:00

O Ceale receber√° amanh√£ (7) a Homenagem Paulo Freire. A honraria √© concedida pela Associa√ß√£o Nacional de P√≥s-Gradua√ß√£o e Pesquisa em Educa√ß√£o (ANPEd), em parceria com a Secretaria de Educa√ß√£o Continuada, Alfabetiza√ß√£o, Diversidade e Inclus√£o (Secadi/MEC). A cerim√īnia de entrega da Homenagem Paulo Freire faz parte da programa√ß√£o da 37¬™ Reuni√£o Nacional da ANPEd, que ocorre em Florian√≥polis (SC).

A ANPEd, que vem buscando homenagear atores envolvidos com a √°rea da educa√ß√£o, realiza este ano a segunda edi√ß√£o da Homenagem Paulo Freire ‚Äď a primeira foi em 2012. Outra premia√ß√£o promovida pela associa√ß√£o foi a Homenagem Cora Coralina, cuja √ļnica edi√ß√£o at√© o momento foi realizada na 36¬™ Reuni√£o Nacional, em 2013.

Valorização dos coletivos

Se nas outras edi√ß√Ķes as honrarias foram destinadas a pesquisadores, neste ano a ANPEd se preocupa em destacar institui√ß√Ķes ou movimentos. A presidente da entidade, Maria Margarida Machado, explica a mudan√ßa de formato. ‚ÄúPercebemos cada vez mais que, sobretudo em uma sociedade t√£o competitiva, individualista, temos uma responsabilidade de trazer √† cena e valorizar o coletivo, os grupos que se debru√ßam sobre uma causa.‚ÄĚ

Al√©m desse crit√©rio, o Ceale foi um dos indicados, ressalta a presidente, ‚Äúdevido a sua trajet√≥ria hist√≥rica na contribui√ß√£o para a pauta da alfabetiza√ß√£o, leitura e escrita no pa√≠s, frente a um momento de muitos desafios, vide o debate nacional sobre Base Nacional Comum Curricular. Traria esse elemento para expressar qu√£o desafiador √© pensar o que √© alfabetiza√ß√£o e letramento em um pa√≠s t√£o diverso, complexo‚ÄĚ, explica Machado.

Homenageados

A escolha dos indicados é feita por coordenadores e representantes dos 23 Grupos de Trabalho (GT’s) da associação e pelo Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd (Forpred). O Ceale, por exemplo, foi indicado pelo GT 10, que tematiza a alfabetização, a leitura e a escrita.

As 11 institui√ß√Ķes homenageadas, al√©m do Ceale, s√£o:

- Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE);

- Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES);

- Comiss√£o Pastoral da Terra;

- Escola Nacional Florestan Fernandes;

- Fóruns de EJA do Brasil;

- Grupo de Estudos de Educa√ß√£o e Rela√ß√Ķes de G√™nero (GEERGE);

- Instituto de Pesquisa Ecológica (IPÊ);

- Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB);

- Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES);

- Rede Latino americana de Estudos sobre Trabalho Docente¬†‚Äď Brasil ‚Äď Rede ESTRADO;

- Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Saiba mais sobre cada homenageado no site da 37ª Reunião Nacional.

Foto: imagem-tema da Homenagem Paulo Freire, um bordado feito pela professora e artista Olinda Evangelista