Ceale tem nova diretoria

Professores da FaE e pesquisadores do Ceale Francisca Maciel e Gilcinei Carvalho assumem cargos de diretoria e vice-diretoria, gestão 2018-2020.


     

Institucional • Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018, 13:10:00

 
Na última sexta-feira, dia 31 de agosto, teve fim a gestão da professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG Valéria Barbosa de Resende na diretoria do Ceale. A professora assumiu o cargo de diretora em outubro de 2016. Como vice-diretora, teve a professora da FaE Sara Mourão Monteiro. 
 
A Congregação da Faculdade de Educação homologou e aprovou no dia 03 de setembro a nova diretoria do Ceale composta pelos professores da FaE Francisca Izabel Pereira Maciel – diretora – e Gilcinei Teodoro Carvalho – vice-diretor.
 
Os nossos sinceros agradecimentos às professoras Valeria Resende e Sara Mourão e boas vindas aos novos gestores.
 
Perfil da nova diretoria
 
Francisca Maciel é Professora Titular da FaE. Foi diretora do Ceale de março de 2007-2010. É graduada em Pedagogia e doutora em Educação pela UFMG, e tem pós-doutorado pelas universidades PUC-SP, UFPB e Universidade do Minho-Braga/Portugal. Integra o corpo docente da Pós-Graduação da FaE/UFMG. No Ceale, coordena o grupo de pesquisa “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento”, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e o Projeto de Extensão de Alfabetização de Jovens e Adultos – Proef1/UFMG. Confira aqui seu Currículo Lattes.
 
Gilcinei Carvalho é Professor Adjunto da FaE/UFMG. Possui graduação em Letras e mestrado e doutorado em Linguística pela UFMG. Realizou estágio de pós-doutoramento na University of California at Santa Barbara (UCSB), nos Estados Unidos. Professor pesquisador do Ceale, é atualmente coeditor pedagógico do jornal Letra A do Ceale. Também é coordenador geral do curso de aperfeiçoamento da SMED/BH, em parceria com o Ceale, "Letramento Profissional: práticas de escrita do/a professor/a na Educação Infantil". Confira aqui seu Currículo Lattes.