Classificados


     

Letra A ‚ÄĘ Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2016, 16:38:00

Por Nat√°lia Vieira

 

CLASSIFICADOS ONLINE

Nesta edi√ß√£o, o Letra A indica tr√™s portais que podem servir como fonte de pesquisa e de sugest√Ķes para a elabora√ß√£o de aulas e atividades.

Alfaletrar ‚Äď alfaletrar.org.br

Porvir ‚Äď porvir.org

Portal do Professor ‚Äď portaldoprofessor.mec.gov.br

 

Alfaletrar

Projeto coordenado por Magda Soares na rede municipal de Lagoa Santa ganha plataforma online

Lan√ßado recentemente, o site Alfaletrar √© uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educa√ß√£o, Cultura e A√ß√£o Comunit√°ria (Cenpec), em parceria com Magda Soares, professora em√©rita da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. Os conte√ļdos da plataforma s√£o embasados nas a√ß√Ķes que a professora Magda Soares realiza no programa de forma√ß√£o de professores que coordena em Lagoa Santa (MG), em parceria com a rede de ensino do munic√≠pio. Ap√≥s a cria√ß√£o do N√ļcleo de Alfabetiza√ß√£o e Letramento, em 2007, o √ćndice de Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental do munic√≠pio, que era de 4.5 em 2007, saltou para 6.2 em 2015, ‚Äúacima da meta prevista‚ÄĚ, afirma o coordenador de desenvolvimento de pesquisas do Cenpec, Ant√īnio Augusto Gomes Batista. ¬†

Tendo essa iniciativa como refer√™ncia, Ant√īnio Augusto explica que ‚Äúo objetivo da Plataforma Alfaletrar √© contribuir com o desenvolvimento profissional de professores e gestores, a partir de v√≠deos, infogr√°ficos, fotos, textos e media√ß√£o em cursos online, com teoria e pr√°tica sobre a alfabetiza√ß√£o e o letramento de crian√ßas‚ÄĚ. Os cursos online ainda n√£o est√£o dispon√≠veis, mas j√° h√° a se√ß√£o na plataforma com reflex√Ķes, sugest√Ķes de leitura, atividades e jogos sobre alfabetiza√ß√£o e letramento.

O N√ļcleo, que inspirou a cria√ß√£o da plataforma, √© composto por uma professora representante de cada escola, t√©cnicas da Secretaria e coordenado por Magda Soares, e se re√ļne semanalmente para discutir pr√°ticas e teorias de alfabetiza√ß√£o e letramento. Ap√≥s os encontros, cada professora representante ‚Äúrealiza reuni√Ķes em sua escola, multiplicando o conhecimento para outras docentes‚ÄĚ, explica Ant√īnio Augusto. O N√ļcleo elaborou tamb√©m um curr√≠culo de l√≠ngua portuguesa para a rede com metas de aprendizagem baseadas em diagn√≥sticos feitos pelas professoras. ‚ÄúPara acompanhar o cumprimento de cada meta, o N√ļcleo promove diagn√≥sticos da aprendizagem, tr√™s vezes ao ano‚ÄĚ, completa Ant√īnio Augusto. Em breve, toda essa metodologia do projeto estar√° dispon√≠vel no portal para os munic√≠pios, na se√ß√£o ‚ÄėAlfaletrar em sua Rede‚Äô.

 

Porvir

Portal tem como objetivo inspirar melhorias na qualidade da educação brasileira

‚ÄúResponder √†s demandas do mundo contempor√Ęneo e √†s especificidades do aluno do s√©culo 21‚ÄĚ: assim o Porvir apresenta seus objetivos. Iniciativa do Instituto Inspirare, o site foi lan√ßado em 2011 com a proposta de mapear, produzir, difundir e compartilhar ‚Äúrefer√™ncias sobre inova√ß√Ķes educacionais‚ÄĚ, em explica√ß√£o sobre o site. O conte√ļdo do site √© produzido por jornalistas e conta com a ajuda das ‚Äúantenas‚ÄĚ, colaboradores volunt√°rios que enviam dicas ‚Äď avaliadas e apuradas pela equipe do site para a produ√ß√£o de mat√©rias. Para ser ‚Äúantena‚ÄĚ, √© necess√°rio entrar em contato com a equipe do site pelo e-mail antena@porvir.org.

No Porvir, h√° mat√©rias di√°rias (na se√ß√£o ‚ÄėInova√ß√Ķes em Educa√ß√£o‚Äô) e dicas de ferramentas e metodologias para pr√°ticas pedag√≥gicas (‚ÄėComo Inovar‚Äô), sempre com foco em inova√ß√Ķes na educa√ß√£o, no Brasil e no mundo. Entre as dicas, h√° relatos de educadores publicados no ‚ÄėDi√°rio de Inova√ß√Ķes‚Äô. J√° a se√ß√£o ‚ÄėProjetos Especiais‚Äô tem guias tem√°ticos sobre tend√™ncias na educa√ß√£o, v√≠deos de encontros promovidos pelo Porvir e outros conte√ļdos especiais.

Tamb√©m h√° o ‚ÄėGloss√°rio‚Äô, que explica conceitos para compreender as tend√™ncias divulgadas pelo site, a se√ß√£o ‚ÄėSaiu na M√≠dia‚Äô, com resumos de mat√©rias e artigos publicados por ve√≠culos de comunica√ß√£o e ainda programa√ß√£o de eventos de educa√ß√£o. A equipe do portal escreve tamb√©m artigos de opini√£o para o blog do site.

 

Portal do Professor

Iniciativa governamental estimula compartilhamento de ideias entre milhares de professores no país

Lan√ßado em 2008 pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC), em parceria com o Minist√©rio da Ci√™ncia e Tecnologia - atualmente MCTIC -, o Portal do Professor √© uma iniciativa que busca ‚Äúapoiar os processos de forma√ß√£o dos professores brasileiros e enriquecer a sua pr√°tica pedag√≥gica‚ÄĚ, segundo descri√ß√£o do site. No Portal, h√° um banco de mais de 15 mil sugest√Ķes de aula, o Jornal do Professor, diversos materiais multim√≠dia, informa√ß√Ķes sobre cursos e materiais de estudo para os professores, f√≥runs abertos de discuss√£o e sugest√Ķes de sites educativos.

Para participar dos f√≥runs de discuss√£o e sugerir aulas, √© preciso que os professores se inscrevam e fa√ßam login no Portal. H√° aulas dispon√≠veis de todas as disciplinas, da Educa√ß√£o Infantil √† EJA, e √© poss√≠vel realizar uma busca no banco segmento de ensino, por disciplina e outros filtros. Em sua pesquisa sobre forma√ß√£o de leitores-consumidores cr√≠ticos nas escolas, o doutor em Educa√ß√£o pela UFMG J√īnio Beth√īnico fez um levantamento e uma an√°lise de atividades dispon√≠veis no Portal do Professor, pensando de que forma elas ‚Äúcontribu√≠am (ou n√£o) para o desenvolvimento do ‚Äėletramento em marketing‚Äô dos alunos, focalizando principalmente a disciplina de L√≠ngua Portuguesa‚ÄĚ.

Ele concluiu que, embora tenham sido identificadas v√°rias lacunas em dezenas de sugest√Ķes de aula, a an√°lise tamb√©m encontrou em diversas ocasi√Ķes ‚Äúimportantes contribui√ß√Ķes para essa forma√ß√£o das crian√ßas e dos jovens‚ÄĚ. Para J√īnio, iniciativas como o Portal do Professor ‚Äúpodem, sim, auxiliar os docentes a partir do momento em que (potencialmente) viabilizam o acesso a outros materiais e abordagens diversificados e fazem circular propostas inovadoras sugeridas por professores de todo o Pa√≠s‚ÄĚ, defende.