Comunicar é educar | parte 3


     

Letra A ‚ÄĘ Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 15:43:00

 
Educomunicação no contexto da alfabetização e letramento
 
O ambiente digital oferece √†s crian√ßas um novo espa√ßo para desenvolver suas habilidades de comunica√ß√£o e express√£o, principalmente, em produ√ß√Ķes de fotos, v√≠deos e conte√ļdos diversos. Essa capacidade de produ√ß√£o possibilita aos alunos desenvolverem conte√ļdos pr√≥prios em sala de aula e, com isso, n√£o s√£o considerados apenas consumidores, mas tamb√©m produtores desses diversos formatos de m√≠dia.
 
A educomunica√ß√£o busca criar um espa√ßo mais interativo e participativo entre alunos e professores na sala de aula, explica Thiago Reginaldo: ‚Äúnessa perspectiva, os sujeitos interagem no ambiente alfabetizador e podem se expressar de diferentes formas, dispor de recursos tecnol√≥gicos e midi√°ticos, utilizar de diferentes espa√ßos, forma√ß√Ķes de pares, dialogar e ter participa√ß√£o ativa nas aulas de forma a ampliar seu repert√≥rio contextualizadamente‚ÄĚ. De acordo com o doutorando, nessa fase escolar, j√° √© poss√≠vel relacionar livros, textos impressos e diversos materiais recorrentes na sala de aula com outros dispositivos de comunica√ß√£o, como celulares, c√Ęmeras fotogr√°ficas, computadores e notebooks, tudo isso atrav√©s de um planejamento elaborado pelo professor em rela√ß√£o ao tipo de conte√ļdo que as crian√ßas ir√£o desenvolver, a forma como ser√£o trabalhadas essas atividades e a compreens√£o de como esses dispositivos podem fazer parte dos processos de alfabetiza√ß√£o e letramento.
 
Para Claudemir Viana, a vis√£o da educomunica√ß√£o sobre a comunica√ß√£o enquanto pr√°tica social dialoga com o conceito de letramento. ‚ÄúO letramento assim como a educomunica√ß√£o entendem a linguagem muito mais pelo seu aspecto cultural, ou seja, ela √© muito mais ampla do que o c√≥digo em si. √Č um conjunto de outros s√≠mbolos, outros sentidos e valores que no uso social esses c√≥digos trazem‚ÄĚ, aponta Viana, ao explicitar o uso da linguagem como fundamental nos processos educomunicativos, conforme o modo como os alunos v√£o utilizar a linguagem para se expressar em um contexto social amplo.¬†
 
O que trazem as práticas educomunicativas 
 
Com o desenvolvimento da √°rea da educomunica√ß√£o, pode-se encontrar a produ√ß√£o de ebooks e de outros materiais que re√ļnem relatos de viv√™ncias e pr√°ticas na educomunica√ß√£o, com o intuito de instruir pessoas, escolas e organiza√ß√Ķes interessadas no campo da educomunica√ß√£o. Esses manuais est√£o disponibilizados gratuitamente para acesso, podendo ser utilizados como base para o desenvolvimento de diversas atividades e projetos, que devem considerar caracter√≠sticas espec√≠ficas de cada escola e de cada projeto pedag√≥gico.
 
Confira alguns materiais disponibilizados gratuitamente:
 
 
‚óŹ ‚ÄúEducomunica√ß√£o em movimento‚ÄĚ - Jos√© Luiz Adeve, Beatriz Lomonaco, Thais Garrafa e Andrelissa Teressa Ruiz
 
 
‚óŹ ‚ÄúComunica√ß√£o e Uso de M√≠dias‚Ä̬†- S√©rie Cadernos Pedag√≥gicos - Minist√©rio da Educa√ß√£o
 

Continue lendo:

Parte 4 - O que vem pela frente

Parte 1 - Comunicar é educar

Parte 2 - Desenvolvimento da √°rea