Conhecendo diferentes formas de educar ao redor do mundo

Livro ‚ÄúVolta ao mundo em treze escolas‚ÄĚ conta experi√™ncias que fogem dos padr√Ķes convencionais de ensino

Geral ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 28 de Janeiro de 2014, 14:22:00

¬†¬†¬† ‚Äú(...)N√≥s vamos compartilhar o que de mais inspirador encontramos pelo caminho percorrido. Espalharemos sob os seus p√©s uma infinidade de sonhos, ideias e paix√Ķes.
¬†¬†¬†¬† Sonhos de educa√ß√£o. E educa√ß√£o, para al√©m da escola, √© escolha - do mundo que queremos no presente, dos saberes que valorizamos, do futuro que sonhamos. Educa√ß√£o √© a a√ß√£o de criar, nutrir, cultivar. √Č cultivar o ato de aprender.‚ÄĚ

¬† ¬†Essa √© a proposta do livro ‚ÄúVolta ao mundo em treze escolas‚ÄĚ, lan√ßado em outubro do ano passado. Idealizado pelo Coletivo Educ-a√ß√£o , o livro conta experi√™ncias pedag√≥gicas alternativas reunidas no decorrer de quase dois anos, em 9 pa√≠ses, com mais de trezentas conversas. Professores, alunos, ex-alunos, pais e fundadores das escolas foram entrevistados para que m√ļltiplas vis√Ķes fossem recolhidas. Para entender bem o funcionamento das escolas, tamb√©m foi preciso participar de reuni√Ķes e observar a rotina - tudo dentro de um per√≠odo m√©dio de cinco dias em cada institui√ß√£o.

¬†¬† ¬† Dos treze espa√ßos de aprendizagem visitados, quatro est√£o no Brasil. Um deles √© a Escola Polit√©ia, de S√£o Paulo, onde todas as rela√ß√Ķes s√£o baseadas no princ√≠pio da democracia. A escola √© privada e l√° os alunos n√£o s√£o divididos por s√©ries. As crian√ßas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental estudam todas juntas, e o mesmo acontece com o segundo e terceiro ciclo. Segundo o livro, ‚Äúcom essas experi√™ncias por perto, j√° passou da hora do Brasil perder a ‚Äės√≠ndrome do vira-lata‚Äô e come√ßar a valorizar as experi√™ncias com raiz nacional.‚ÄĚ As outras institui√ß√Ķes est√£o localizadas na Argentina, Estados Unidos, Espanha, √Āfrica do Sul, Inglaterra, Su√©cia, √ćndia, Indon√©sia.

Inicialmente, os autores do livro investiram dinheiro do próprio bolso no projeto e também contaram com a doação de uma amiga do grupo que decidiu apoiar a ideia. Além disso, foi utilizado o financiamento coletivo através da plataforma Catarse, que possibilitou a arrecadação de R$56 mil com a doação de 566 pessoas. Para fazer download gratuito do livro, basta acessar o site do Coletivo Educação AQUI.