Crianças que estudam em áreas vulneráveis têm desempenho mais baixo

Pesquisa realizada pelo Cenpec destaca a função da escola na aprendizagem

Geral ‚ÄĘ Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2014, 12:42:00

Realizado entre 2009 e 2010, o estudo "Educação em territórios de alta vulnerabilidade" foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o objetivo de discutir se a vulnerabilidade social do território influencia a qualidade da escola.

A pesquisa mostrou que, ainda que compartilhem uma mesma bagagem sociocultural, as crian√ßas podem ter resultados diferentes dependendo da localiza√ß√£o da escola. Foram analisados dados do Ideb e da Prova Brasil, al√©m de avalia√ß√£o da vulnerabilidade do entorno das escolas e pesquisa sobre os recursos culturais dos alunos e suas fam√≠lias. Alunos com menores recursos culturais, mas que estudam em escolas situadas em regi√Ķes menos vulner√°veis, conseguem melhorar seu desempenho na Prova Brasil. Por outro lado, alunos com maiores recursos culturais e que estudam em regi√Ķes mais fragilizadas t√™m um desempenho menor na prova.

O estudo conclui que um territ√≥rio vulner√°vel limita as oportunidades educacionais oferecidas pelas escolas nele localizadas e que, se forem dadas condi√ß√Ķes adequadas, qualquer aluno, independente de seus recursos culturais em casa, consegue aprender. Uma das proposi√ß√Ķes a que a pesquisa chega √© que as pol√≠ticas educacionais devem ser pensadas agregadas √†s pol√≠ticas sociais na √°rea. A educa√ß√£o integral seria uma forma interessante de colocar isso em pr√°tica.

Acesse aqui o material da pesquisa. Fonte: Material online "Educação em territórios de alta vulnerabilidade" - Cenpec.