Dicionário da Alfabetização: Alfabetização Matemática

Por Regina C√©lia Grando ‚Äď Doutora em Educa√ß√£o pela Universidade Estadual de Campinas, professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de S√£o Carlos

Letra A ‚ÄĘ Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015, 18:39:00

As pessoas vivenciam a matem√°tica em suas experi√™ncias cotidianas, entretanto, n√£o de forma sistem√°tica, com uma linguagem pr√≥pria da matem√°tica. Torna-se necess√°rio que a escola d√™ conta de um processo de alfabetiza√ß√£o matem√°tica a fim de dar acesso, estender, ampliar e aprofundar os conhecimentos matem√°ticos constru√≠dos e mobilizados pelos estudantes em suas experi√™ncias, tornando-os dispon√≠veis na resolu√ß√£o de situa√ß√Ķes-problema dentro e fora da escola. O processo de alfabetiza√ß√£o matem√°tica prev√™ capitalizar ideias intuitivas dos estudantes, presentes nas experi√™ncias matem√°ticas que s√£o vivenciadas social e culturalmente, a fim de explorar uma leitura matem√°tica de mundo relativa aos v√°rios campos do conhecimento matem√°tico (aritm√©tica, geometria, √°lgebra, tratamento da informa√ß√£o).

Para Ocsana Danyluk, uma das primeiras autoras a usar esse termo no Brasil, a alfabetização matemática se refere à ação de aprender a ler e a escrever a linguagem matemática nos primeiros anos de escolarização. Essa ideia está associada ao princípio da alfabetização em língua materna, ocorrida na escola no chamado ciclo de alfabetização. Compreende-se a matemática com sua linguagem própria que pode ser aprendida na escola para interpretar, ler e escrever matematicamente.

Ole Skovsmose, pesquisador e te√≥rico da Educa√ß√£o Matem√°tica Cr√≠tica, entende a alfabetiza√ß√£o matem√°tica em uma perspectiva mais ampla. Apoiando-se nas ideias de Paulo Freire sobre alfabetiza√ß√£o enquanto uma capacidade de escrita e leitura de mundo, o autor interpreta a alfabetiza√ß√£o matem√°tica como a capacidade de se interpretar um mundo estruturado por n√ļmeros e figuras, bem como a capacidade de se atuar nesse mundo. Skovsmose usa o termo matemacia como sin√īnimo para alfabetiza√ß√£o matem√°tica. Nessa perspectiva, a alfabetiza√ß√£o matem√°tica n√£o √© restrita ao contexto escolar, mas a uma leitura matem√°tica de mundo que possibilite ao indiv√≠duo interpretar os fen√īmenos sociopol√≠ticos e uma escrita matem√°tica que promova mudan√ßas.¬†