Dicionário da Alfabetização: Tópico textual

Por Maria Gorete Neto – Professora da Faculdade de Educação da UFMG, doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas

Letra A • Sexta-feira, 15 de Maio de 2015, 15:47:00

Estudos no campo da Linguística Textual (Koch et al, 1990; Marcuschi & Koch, 1998; Jubran et al, 2006) indicam que textos orais e escritos organizam-se em torno de um tópico, assunto abordado em determinado texto, que, por sua vez, identifica-se com a questão de interesse imediato dos usuários da língua. Através dele é possível depreender o conteúdo e a perspectiva adotada em um texto.

O tópico tomado como base textual-discursiva relaciona-se ao plano global de organização de um texto. É também uma categoria resultante da interação entre interlocutores. A condução do tópico envolve uma complexidade de fatores contextuais, como: as circunstâncias em que ocorre a interação (se face a face ou à distância), quem são os interagentes/interlocutores e a posição de onde falam, os conhecimentos compartilhados entre os interagentes, o que cada um sabe do assunto tratado. Esses, dentre outros aspectos, determinam o tópico, bem como as escolhas e as estratégias linguísticas dos interlocutores.

Uma propriedade do tópico é a centração, associada ao uso de recursos coesivos no processo de sequenciação e referenciação, que unificam o texto em torno de um mesmo referencial. Outra propriedade é a organicidade – articulação entre tópicos e subtópicos - que garante a coerência do texto. Tal articulação associa-se à continuidade do tópico, ou seja, ao esgotar-se o assunto antes de passar a outro tópico; ou à sua descontinuidade marcada pelo corte ou ruptura do tópico. Logo, o conhecimento sobre o tópico e suas propriedades pode capacitar os usuários da língua para a produção de textos coesos e coerentes.