Dicionário de Alfabetização: Escrita Colaborativa

Por Francis Paiva | Letra A 52

Letra A • Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 16:51:00

A escrita colaborativa é realizada em grupo, de modo sincrônico ou não, com colaborações de todos os integrantes e autoria compartilhada para produzir um texto fruto de relativo consenso. Pode ocorrer em ambientes acadêmicos, governamentais e privados; pode ser desenvolvida em redes on-line abertas, como nas wikis, com participantes indiscriminados, ou produzida em redes fechadas, como no Google Drive, com participantes convidados, e em encontros presenciais off-line face a face.

A escrita colaborativa possui três características fundamentais: construção de consenso, autoria conjunta e colaboração dos parceiros em todo o processo. É dessa perspectiva sociointerativa que surgem seus aspectos positivos, como os benefícios social e cognitivo para os participantes, estabelecendo neles habilidades de liderança compartilhada, confiança mútua e corresponsabilidade de grupo ao realizarem uma tarefa. Entretanto, é dessa característica intrínseca de construção de consenso da escrita colaborativa que surgem algumas dificuldades, como: tendência de um integrante do grupo não realizar seu trabalho - social loafing -, consenso prematuro, receio de editar o texto alheio, edições inconscientes, pouca comunicação, um integrante não enxergar o trabalho do outro e diferenças estilísticas. Por isso, o desafio do ensino de escrita colaborativa nas escolas é mitigar esses problemas, ressaltando os pontos positivos elencados.

Ao propor atividades de escrita colaborativa, o professor precisa, inicialmente, intervir no processo de escrita dos alunos para garantir a manutenção do tópico discursivo, um fator essencial para a construção da coerência, que necessita ser desenvolvida em consenso pelo grupo e não individualmente, como na escrita de autoria única. Para isso, os grupos precisam atentar para os processos necessários para se produzir um texto de modo colaborativo, sobretudo negociação para consenso, comunicação e execução das funções pelos integrantes.

Francis Arthuso Paiva – Professor do Colégio Técnico e Mestrado Profissional em Letras da UFMG.