Dicionário de Alfabetização: Escrita Colaborativa

Por Francis Paiva | Letra A 52

Letra A ‚ÄĘ Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 16:51:00

A escrita colaborativa √© realizada em grupo, de modo sincr√īnico ou n√£o, com colabora√ß√Ķes de todos os integrantes e autoria compartilhada para produzir um texto fruto de relativo consenso. Pode ocorrer em ambientes acad√™micos, governamentais e privados; pode ser desenvolvida em redes on-line abertas, como nas wikis, com participantes indiscriminados, ou produzida em redes fechadas, como no Google Drive, com participantes convidados, e em encontros presenciais off-line face a face.

A escrita colaborativa possui tr√™s caracter√≠sticas fundamentais: constru√ß√£o de consenso, autoria conjunta e colabora√ß√£o dos parceiros em todo o processo. √Č dessa perspectiva sociointerativa que surgem seus aspectos positivos, como os benef√≠cios social e cognitivo para os participantes, estabelecendo neles habilidades de lideran√ßa compartilhada, confian√ßa m√ļtua e corresponsabilidade de grupo ao realizarem uma tarefa. Entretanto, √© dessa caracter√≠stica intr√≠nseca de constru√ß√£o de consenso da escrita colaborativa que surgem algumas dificuldades, como: tend√™ncia de um integrante do grupo n√£o realizar seu trabalho - social loafing -, consenso prematuro, receio de editar o texto alheio, edi√ß√Ķes inconscientes, pouca comunica√ß√£o, um integrante n√£o enxergar o trabalho do outro e diferen√ßas estil√≠sticas. Por isso, o desafio do ensino de escrita colaborativa nas escolas √© mitigar esses problemas, ressaltando os pontos positivos elencados.¬†

Ao propor atividades de escrita colaborativa, o professor precisa, inicialmente, intervir no processo de escrita dos alunos para garantir a manuten√ß√£o do t√≥pico discursivo, um fator essencial para a constru√ß√£o da coer√™ncia, que necessita ser desenvolvida em consenso pelo grupo e n√£o individualmente, como na escrita de autoria √ļnica. Para isso, os grupos precisam atentar para os processos necess√°rios para se produzir um texto de modo colaborativo, sobretudo negocia√ß√£o para consenso, comunica√ß√£o e execu√ß√£o das fun√ß√Ķes pelos integrantes.

Francis Arthuso Paiva ‚Äď Professor do Col√©gio T√©cnico e Mestrado Profissional em Letras da UFMG.