Educador social no caminho da regulamentação

Profissional de educa√ß√£o que lida com popula√ß√Ķes carentes poder√° ser protegido por lei

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 04 de Setembro de 2013, 13:23:00

Na √ļltima quarta-feira, dia 21/08, a profiss√£o de educador social deu um importante passo para seu reconhecimento legal. A Comiss√£o de Trabalho, de Administra√ß√£o e Servi√ßo P√ļblico aprovou proposta do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), para a regulamenta√ß√£o da atividade. O educador social √© o profissional de educa√ß√£o que atua fora da escola com segmentos exclu√≠dos socialmente, como grupos carentes, ind√≠genas, homossexuais, jovens infratores, popula√ß√£o carcer√°ria, entre outros.

Para o relator do Projeto de Lei 5346/09, deputado Assis Melo (PCdoB-RS) a atividade de educador social √© indispens√°vel nas a√ß√Ķes p√ļblicas de prote√ß√£o a pessoas em situa√ß√Ķes de risco. No texto da lei, √© exigido o grau de escolariza√ß√£o m√≠nimo de ensino m√©dio para os educadores ou a forma√ß√£o em pedagogia social.

O texto caminha para a Comiss√£o de Constitui√ß√£o e Justi√ßa e de Cidadania da C√Ęmara dos Deputados. Caso seja aprovado, o projeto segue direto para o executivo.

Leia mais em: