Está no ar a proposta da Base Nacional Comum Curricular

Versão preliminar, elaborada por especialistas, fica agora disponível para consulta pública; saiba como participar


     

Institucional • Quarta-feira, 16 de Setembro de 2015, 12:12:00

Na tarde de hoje (16), foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) o documento preliminar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicado no Portal da Base. A proposta foi elaborada por uma comissão de especialistas convidados pelo MEC e, agora, o documento fica disponível para consulta de todos os cidadãos brasileiros, que podem enviar sugestões de alteração no documento.

Ficarão abertos três canais diferentes de participação: um para receber sugestões individuais de qualquer cidadão; outro aberto às associações científicas, profissionais, movimentos sociais e demais organizações da sociedade civil, para que cada entidade possa se cadastrar e apresentar uma proposta de mudança ao documento preliminar; e, por fim, um canal ligado às redes de educação básica, para a participação organizada de professores, estudantes, diretores e escolas. Uma mesma pessoa pode participar por meio dos três canais, caso queira, por exemplo, integrar as discussões da organização de que é membro e da instituição de ensino em que trabalha e, ainda, participar individualmente como cidadão. 

O documento é fruto do trabalho realizado por uma comissão formada por 116 especialistas e 10 assessores, representantes de 37 instituições de ensino superior e de redes municipais e estaduais de educação básica. A versão final do documento será entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE) em julho de 2016. Pelo Portal da Base, é possível acessar o documento por área do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e pelo componente curricular de cada área, bem como por segmentos da Educação Básica (Ed. Infantil, Ens. Fundamental e Ens. Médio). Também é possível baixar a versão completa do documento.

Objetivos

A Base foi criada com o intuito de deixar claro  os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Ela será uma ferramenta fundamental para orientar as escolas, as redes e os sistemas de ensino para a construção de seus currículos.

Para ajudar na elaboração da BNCC, o Ceale foi convidado pelo MEC para realizar a coordenação institucional do processo e ainda compõe o corpo de especialistas na área de Linguagens.

Seminário

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2015, a Faculdade de Educação (FaE) da UFMG irá sediar o Encontro Nacional de Lançamento da Base Nacional Comum Curricular. O evento irá reunir os especialistas e assessores que constituem a comissão, representantes das secretarias de educação e entidades interessadas para divulgar e discutir a BNCC, além de apresentar o sistema de contribuição hospedado no portal da Base.