Est√° no ar a proposta da Base Nacional Comum Curricular

Vers√£o preliminar, elaborada por especialistas, fica agora dispon√≠vel para consulta p√ļblica; saiba como participar


     

Institucional ‚ÄĘ Quarta-feira, 16 de Setembro de 2015, 12:12:00

Na tarde de hoje (16), foi lan√ßado pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) o documento preliminar √† Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicado no Portal da Base. A proposta foi elaborada por uma comiss√£o de especialistas convidados pelo MEC e, agora, o documento fica dispon√≠vel para consulta de todos os cidad√£os brasileiros, que podem enviar sugest√Ķes de altera√ß√£o no documento.

Ficar√£o abertos tr√™s canais diferentes de participa√ß√£o: um para receber sugest√Ķes individuais de qualquer cidad√£o; outro aberto √†s associa√ß√Ķes cient√≠ficas, profissionais, movimentos sociais e demais organiza√ß√Ķes da sociedade civil, para que cada entidade possa se cadastrar e apresentar uma proposta de mudan√ßa ao documento preliminar; e, por fim, um canal ligado √†s redes de educa√ß√£o b√°sica, para a participa√ß√£o organizada de professores, estudantes, diretores e escolas. Uma mesma pessoa pode participar por meio dos tr√™s canais, caso queira, por exemplo, integrar as discuss√Ķes da organiza√ß√£o de que √© membro e da institui√ß√£o de ensino em que trabalha e, ainda, participar individualmente como cidad√£o.¬†

O documento √© fruto do trabalho realizado por uma comiss√£o formada por 116 especialistas e 10 assessores, representantes de 37 institui√ß√Ķes de ensino superior e de redes municipais e estaduais de educa√ß√£o b√°sica. A vers√£o final do documento ser√° entregue ao Conselho Nacional de Educa√ß√£o (CNE) em julho de 2016. Pelo Portal da Base, √© poss√≠vel acessar o documento por √°rea do conhecimento (Linguagens, Ci√™ncias Humanas, Ci√™ncias da Natureza e Matem√°tica) e pelo componente curricular de cada √°rea, bem como por segmentos da Educa√ß√£o B√°sica (Ed. Infantil, Ens. Fundamental e Ens. M√©dio). Tamb√©m √© poss√≠vel baixar a vers√£o completa do documento.

Objetivos

A Base foi criada com o intuito de deixar claro  os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Ela será uma ferramenta fundamental para orientar as escolas, as redes e os sistemas de ensino para a construção de seus currículos.

Para ajudar na elabora√ß√£o da BNCC, o Ceale foi convidado pelo MEC para realizar a coordena√ß√£o institucional do processo e ainda comp√Ķe o corpo de especialistas na √°rea de Linguagens.

Semin√°rio

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2015, a Faculdade de Educação (FaE) da UFMG irá sediar o Encontro Nacional de Lançamento da Base Nacional Comum Curricular. O evento irá reunir os especialistas e assessores que constituem a comissão, representantes das secretarias de educação e entidades interessadas para divulgar e discutir a BNCC, além de apresentar o sistema de contribuição hospedado no portal da Base.