Faculdades de Letras e Educação da UFMG e Fundação Helena Antipoff promovem colóquio internacional

Evento ter√° a tem√°tica "Circula√ß√£o e internacionaliza√ß√£o das ci√™ncias da educa√ß√£o na Europa e no Brasil: estudos de caso, conex√Ķes, hist√≥rias cruzadas"

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018, 09:37:00

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, a UFMG e a Funda√ß√£o Helena Antipoff realizam Col√≥quio Internacional sobre "Circula√ß√£o e internacionaliza√ß√£o das ci√™ncias da educa√ß√£o na Europa e no Brasil: estudos de caso, conex√Ķes, hist√≥rias cruzadas".¬†

O Col√≥quio vai focalizar a hist√≥ria das conex√Ķes entre Genebra e Belo Horizonte na √°rea das Ci√™ncias da Educa√ß√£o, a partir da funda√ß√£o da Escola de Aperfei√ßoamento de Professores de Belo Horizonte em 1929, onde v√°rios professores do Instituto Jean-Jacques Rousseau foram convidados a lecionar diversos t√≥picos em Ci√™ncias da Educa√ß√£o.¬†

Entre esses professores destaca-se a psic√≥loga e educadora Helena Antipoff, que foi assistente de √Čdouard Clapar√®de no IJJR (1926-1929) e a seguir foi convidada a dirigir o Laborat√≥rio de Psicologia e lecionar Psicologia da Educa√ß√£o na Escola, uma das primeiras institui√ß√Ķes de ensino superior na √°rea da Educa√ß√£o estabelecidas no Brasil. Antipoff radicou-se no Brasil a partir dessa √©poca, e aqui desenvolveu obra inovadora, de grande relev√Ęncia, nas √°reas da Psicologia Experimental, Educa√ß√£o popular, Educa√ß√£o Especial, Educa√ß√£o Rural e Educa√ß√£o de Bem-dotados.

Convidados

Os dois convidados principais do Colóquio são os professores da Universidade de Genebra Rita Hofstetter e Bernard Schnewly. Rita Hofstetter é a atual diretora dos Arquivos do Instituto Rousseau, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, e tem estudado em profundidade a história do Instituto, a história da internacionzaliação das ciências da educação a partir de Genebra, o Bureau Internacional da Educação, vinculado à Unesco e dirigido por Jean Piaget (professor do IJJR) por muitos anos. Bernard Schneuwly é também professor na Universidade de Genebra, na área de Didática da Linguagem, e tem feito trabalhos importantes sobre a didática da alfabetização, que se tornaram referência para os estudiosos e pesquisadores dessa área.

Hofstetter e Schneuwly v√™m a Belo Horizonte especialmente para conhecer o acervo do Centro de Documenta√ß√£o e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), pois a hist√≥ria de Helena Antipoff est√° fortemente ligada √† hist√≥ria do IJJR, onde ela estudou entre 1912 e 1914 e posteriomente trabalhou como assistente de √Čdouard Clapar√®de, entre 1926 e 1929. O acervo do CDPHA est√° preservado e aberto para a pesquisa em dois locais: na Sala Helena Antipoff, na Biblioteca Central da UFMG, e na Funda√ß√£o Helena Antipoff, em Ibirit√©, MG, onde um Memorial e um Museu foram instalados em sua homenagem. A curadoria do acervo √© realizada pela equipe do CDPHA, vinculada aos Programas de P√≥s-gradua√ß√£o em Educa√ß√£o e em Psicologia da UFMG, √† Funda√ß√£o Helena Antipoff e √† UEMG.

Programa√ß√£o e inscri√ß√Ķes

Confira a programação do Colóquio aqui.

As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas pelo formul√°rio:¬†http://bit.ly/coloquioUFMG-FHA