GPELL/Ceale participa de seleção de livros infantis e juvenis para projeto da ONU

Clube da Leitura da ONU sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) terá livros de várias partes do mundo


     

Geral • Quinta-feira, 17 de Junho de 2021, 13:24:00

 
No último dia 9 de junho, foram divulgadas as obras selecionadas para o Clube de Leitura Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) em Língua Portuguesa da Organização das Nações Unidas (ONU). Zélia Versiani, professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale e do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Ceale, foi uma dos avaliadores, todos leitores-votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), escolhidos para fazer a seleção. A professora Zélia participou como representante do GPELL.
 
O Clube de Leitura ODS da ONU foi lançado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em 2019. Seu objetivo é utilizar os livros como ferramenta que incentiva crianças entre 06 e 12 anos a interagirem com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de uma lista de obras recomendadas de várias partes do mundo, selecionadas por comitês de especialistas de acordo com os 17 ODSs. 
 
A Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) - seção brasileira da International Board on Books for Young People (IBBY) - e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), uniram-se para realizar o processo seletivo das obras lançadas no Brasil que integrarão o Clube de Leitura ODS em língua portuguesa. Por meio desta iniciativa em parceria com as instituições da sociedade civil parceiras no projeto, o mercado editorial brasileiro passa a colaborar em um movimento global que tem a missão de disseminar os conteúdos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre crianças e jovens de todo o mundo por meio do acesso aos livros e à literatura.
 
Confira aqui as obras selecionadas:
 
 
 
Fonte: Câmara Brasileira do Livro