I F√≥rum Mineiro de Alfabetiza√ß√£o abre inscri√ß√Ķes

Evento também terá Seminário Final do PNAIC 2018 e ocorre no dia 22 de agosto

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018, 12:02:00

No dia 22 de agosto ocorrer√°, na Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, o I F√≥rum Mineiro de Alfabetiza√ß√£o (FMA). A iniciativa partiu da dire√ß√£o do Ceale e da presid√™ncia da Associa√ß√£o Brasileira de Alfabetiza√ß√£o (ABAlf). A cria√ß√£o do f√≥rum tem como objetivo criar um espa√ßo permanente em Minas Gerais para discuss√£o de pol√≠ticas, a√ß√Ķes e quest√Ķes relativas √† alfabetiza√ß√£o. O FMA contar√° com a participa√ß√£o das universidades mineiras UEMG, UFJF, UFU, UFSJ, UFVJM, UFOP, UFLA e Unimontes, da Secretaria de Estado de Educa√ß√£o de Minas Gerais (SEE/MG) e da UNDIME.

Em outros estados, como Rio de Janeiro e Esp√≠rito Santo, j√° existem f√≥runs consolidados. O F√≥rum Estadual de Alfabetiza√ß√£o do Rio de Janeiro (FEARJ) foi instalado e aprovado em 2017, realiza reuni√Ķes mensais e conta com ampla participa√ß√£o de universidades, secretarias, ONGs e da UNDIME. J√° o F√≥rum Permanente em Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita do Esp√≠rito Santo (FOPALES) foi instalado em 2008 no Centro de Educa√ß√£o da UFES, e busca tamb√©m a constru√ß√£o de formas de interven√ß√£o na realidade educacional do estado.

Em outubro de 2017, a ABAlf realizou, com parceria institucional do N√ļcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita do Esp√≠rito Santo do Centro de Educa√ß√£o da UFES (Nepales), o I F√≥rum Nacional de Alfabetiza√ß√£o (Fonalf).

PNAIC

Junto com o I Fórum Mineiro de Alfabetização, ocorrerá na Faculdade de Educação da UFMG o Seminário Final do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) de Minas Gerais. Assim como ocorreu no seminário do PNAIC Pré-escola, será feita uma avaliação das atividades realizadas neste ano.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes para o I F√≥rum e o Semin√°rio Final s√£o gratuitas e as vagas s√£o limitadas.

Para fazer sua inscrição, acesse o link: bit.ly/inscricao-fma

Confira a programação aqui.