In√≠cio das apresenta√ß√Ķes de trabalhos no Col√≥quio Internacional

Segundo dia do evento contou com mais mesas-redondas e o in√≠cio das sess√Ķes de comunica√ß√£o

Geral ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 01 de Agosto de 2017, 14:27:00

Nesta segunda-feira (31), deu-se continuidade √†s atividades do VI Col√≥quio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. O evento come√ßou √†s 8h da manh√£ com mesa-redonda sobre Linguagem e rela√ß√Ķes de poder na primeira inf√Ęncia, que foi coordenada pela professora da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG Maria de F√°tima Cardoso Gomes e contou com a participa√ß√£o das professoras Laurie Katz (The Ohio State University), Patr√≠cia Corsino (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e M√īnica Baptista Correa (Universidade Federal de Minas Gerais).¬†

O segundo dia tamb√©m iniciou as apresenta√ß√Ķes das comunica√ß√Ķes, que foram divididas em seis sess√Ķes pela manh√£ e seis pela tarde.¬† Foram apresentados trabalhos relacionados aos 5 eixos tem√°ticos que o Col√≥quio se prop√Ķe a discutir: 1. Mobilidades sociais e pr√°ticas de leitura e de escrita; 2.Cultura escrita e pol√≠ticas ling√ľ√≠sticas; 3.Multimodalidade e letramento digital; 4.Letramentos escolares e n√£o escolares; 5.Letramentos acad√™micos e profissionais. Os trabalhos foram apresentados por estudantes e professores de universidades de todo o pa√≠s.

¬†Ap√≥s as sess√Ķes de comunica√ß√£o aconteceram ainda duas mesas-redondas. A primeira sobre Letramento acad√™mico, com a coordena√ß√£o da professora Maria Jos√© Francisco de Souza (Universidade Federal de Minas Gerais) e com as professoras convidadas Sophie Bailly (Universit√© de Lorraine), Raquel Fiad (Universidade Estadual de Campinas) e Juliana Alves Assis (Pont√≠ficia Universidade Cat√≥lica de Minas Gerais). A segunda discuss√£o que encerrou as atividades do dia teve o tema Pesquisas qualitativas sobre letramento sendo coordenada pelo professor Gilcinei Teodoro Carvalho (Universidade Federal de Minas Gerais) e tendo as participa√ß√Ķes das professoras Judith Green (University of California at Santa Barbara) e Lesley Barlett (University of Winsconsin-Madison).

Hoje se encerram as atividades do Col√≥quio com as apresenta√ß√Ķes e discuss√Ķes finas sobre o tema Rela√ß√Ķes entre Linguagem e Poder em Contextos Educacionais.¬† A programa√ß√£o completa pode ser conferida aqui.