Jornal 'O Língua'

Educadores Ind√≠genas produzem jornal sob orienta√ß√£o do setor de jornalismo do Ceale. Confira as duas edi√ß√Ķes j√° publicadas


     

Institucional ‚ÄĘ Segunda-feira, 08 de Junho de 2015, 17:25:00

No mês de maio, uma equipe de 7 alunos do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), da Faculdade de Educação da UFMG, atuou na produção da segunda edição do jornal 'O Língua'. A publicação, lançada no ano passado, é um veículo regular produzido pelos estudantes do FIEI a cada vinda a Belo Horizonte. Pelo formato do curso, os alunos vêm à UFMG por cerca de um mês a cada semestre, para participar de um módulo intensivo de estudos na Faculdade de Educação, que é complementar aos intermódulos realizados nas aldeias.

Conforme especificado no primeiro editorial, o nome 'O L√≠ngua' foi escolhido porque, "segundo os anci√Ķes ind√≠genas, os √≠ndios que se comunicavam na aldeia em mais de uma l√≠ngua eram chamados por esse nome". No subt√≠tulo, os estudantes optaram por colocar uma palavra em cada l√≠ngua representada no FIEI naquele semestre de publica√ß√£o, todas elas remetendo √†s ideias de ‚Äúcomunica√ß√£o, informa√ß√£o ou express√£o‚ÄĚ. Assim, o nome fica sempre aberto √† entrada de estudantes de novas etnias, podendo receber novas palavras. Neste semestre, o voc√°bulo incorporado, Meang‚Äôg√£, veio do Pankararu.

Na produ√ß√£o, as fun√ß√Ķes jornal√≠sticas tradicionais de editor, rep√≥rter ou diagramador se combinaram com outras mais inusitadas, como operadores de guilhotina, para cortar as bordas da impress√£o, e dobradores de jornal, para deixar a publica√ß√£o na disposi√ß√£o a ser lida. √Č que, da defini√ß√£o da pauta √† entrega dos jornais aos demais estudantes e professores do FIEI, a equipe de 'O L√≠ngua' assumiu todas as etapas que envolvem a produ√ß√£o e a distribui√ß√£o de um peri√≥dico.

O jornal 'O Língua' surgiu como produto da oficina 'Introdução ao Jornal', realizada em setembro do ano passado como atividade do Seminário Políticas Linguísticas, organizado pelo curso FIEI. A oficina e a continuidade do jornal no semestre presente contaram com o apoio do setor de jornalismo do Ceale.

Confira a edi√ß√£o de¬†n√ļmero 1 e a edi√ß√£o de¬†n√ļmero 2 de 'O L√≠ngua'.

Até o próximo módulo!

 

Galeria de Fotos: O Língua - momentos finais da segunda edição