Leituras em Conex√£o promove segundo encontro amanh√£

Nos encontros, é ministrado um curso para formar articuladores de leitura


     

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 16 de Mar√ßo de 2018, 14:00:00

O projeto Leituras em Conexão promove amanhã, 17, de 8h a 12h, o segundo encontro de 10 programados para este ano, nos quais será ministrado um curso para a formação de articuladores de leitura. O curso é ministrado para nove turmas de professores da Rede Municipal de Belo Horizonte, uma turma por regional da capital, e a carga horária total é de 40 horas por turma. O Leituras em Conexão: Formação de articuladores de leitura das Escolas Municipais de Belo Horizonte é um projeto da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Belo Horizonte desenvolvido em parceria com o Ceale.

A proposta surgiu a partir da percep√ß√£o da necessidade de um melhor preparo dos professores para trabalharem com os livros dispon√≠veis nas bibliotecas das escolas da rede p√ļblica. Com isso, a inten√ß√£o √© apoiar pol√≠ticas p√ļblicas de incentivo √† leitura, levando ao conhecimento dos educadores os projetos na literatura que est√£o em vigor e tudo o que o governo oferece em termos de material de apoio para o ensino liter√°rio, como as bibliotecas e acervos de livros.

O curso pretende abordar o planejamento de a√ß√Ķes para incentivar a leitura nas bibliotecas escolares, o melhor aproveitamento dos acervos liter√°rios, al√©m de oficinas de leitura, abordando fundamenta√ß√£o te√≥rica e a pr√°tica tamb√©m. Ao final do curso, os projetos desenvolvidos ser√£o expostos em local p√ļblico e compartilhados em redes.

Confira quem s√£o os nove formadores que ministram o curso:

 

1. BARREIRO (Escola Municipal Vinícius de Morais)

Guilherme Trielli Ribeiro

Gradua√ß√£o em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Doutorado em Estudos Portugueses e Brasileiros, Brown University (2011). Tem experi√™ncia na √°rea de Letras, com √™nfase em Letras e Artes Comparadas. √Č professor do Departamento de T√©cnicas e M√©todos de Ensino da Faculdade de Educa√ß√£o da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o GPELL ‚Äď Grupo de Pesquisa do Letramento Liter√°rio, do Ceale/UFMG.

 

2. CENTRO-SUL (Biblioteca do Professor SMED)

Josiley Francisco de Souza

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Departamento de M√©todos e T√©cnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educa√ß√£o (FAE). Doutor em Literatura Comparada (2012), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua tese, intitulada ‚ÄúDo canto da voz ao batuque da letra: a presen√ßa africana em narrativas orais inscritas no Brasil‚ÄĚ, analisou resson√Ęncias africanas em contos de tradi√ß√£o oral registrados no Brasil e publicados em livro. Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), com a disserta√ß√£o intitulada ‚ÄúPedro Braga: uma voz no Vau‚ÄĚ, em que discutiu as rela√ß√Ķes entre oralidade e escrita, literatura e mem√≥ria, a partir dos manuscritos e narrativas orais do contador de hist√≥rias do povoado do Vau, no munic√≠pio de Diamantina. Graduado em Letras (Licenciatura: L√≠ngua Portuguesa), pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Possui experi√™ncia nas √°reas de Letras e Educa√ß√£o, especialmente em temas ligados √† oralidade, Literatura e L√≠ngua Portuguesa. √Č tamb√©m contador de hist√≥rias e, al√©m de se apresentar em eventos, ministra oficinas com o objetivo de discutir e desenvolver a arte oral de contar. Atua como pesquisador no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Liter√°rio do Ceale - Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita.

 

3. LESTE (Escola Municipal Padre Francisco de Carvalho Moreira)

Marilia Scaff Rocha Ribeiro

Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado e doutorado em Portuguese and Brazilian Studies pela Brown University, EUA (2004 e 2008). Atualmente √© professora de L√≠ngua Inglesa e L√≠ngua Portuguesa e Literatura no Instiituto Federal de Minas Gerais (IFMG - Campus Avan√ßado Itabirito). De 2007 a 2016 esteve vinculada √† Michigan State University, nos Estados Unidos, como Assistant Professor (cargo equivalente ao de Professor Adjunto). Lecionou em outras institui√ß√Ķes norte-americanas tais como Brown University, Harvard University, Middlebury College e University of Iowa. Tem experi√™ncia na √°rea de Letras, com √™nfase em Teorias da Narrativa e Narrativas Contempor√Ęneas, Literatura Brasileira, Culturas Lus√≥fonas e Ensino de Portugu√™s e Ingl√™s.

 

4. NORDESTE (Escola Municipal Eleonora Pierucetti)

André Magri Ribeiro de Melo

Doutorando em Estudos Liter√°rios - Literatura Brasileira, com √™nfase em Literatura, Hist√≥ria e Mem√≥ria Cultural, pelo P√≥s-Lit (Faculdade de Letras - UFMG). Mestre em Educa√ß√£o (√°rea de concentra√ß√£o: Linguagem) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educa√ß√£o, Ci√™ncia e Tecnologia do RN (2017). Licenciado em Letras com habilita√ß√£o em L√≠ngua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). Membro do GELCE - Grupo de Estudos em Literatura, Cultura e Ensino (UERN) e do GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Liter√°rio (CEALE/UFMG). Atua nas √°reas de Letras e Educa√ß√£o em interface com os estudos culturais e a cr√≠tica p√≥s/descolonial. Seus campos de pesquisa s√£o: teoria liter√°ria, literatura brasileira contempor√Ęnea, narrativas de si, cr√≠tica (auto)biogr√°fica, mem√≥ria social, cultura escrita e oralidade, experi√™ncia liter√°ria, literatura e pol√≠tica, hist√≥ria da leitura, forma√ß√£o do leitor liter√°rio e ensino de literatura.

 

5. NOROESTE (Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo)

Roberto Cezar de Souza Silva

Professor substituto no Departamento de M√©todos e T√©cnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educa√ß√£o da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Atua no subsetor de L√≠ngua Portuguesa ministrando a disciplina "Fundamentos Metodol√≥gicos do Ensino do Portugu√™s". Graduou-se em Letras nas licenciaturas em portugu√™s e franc√™s (2008) pela UFMG. Doutor (2015) e Mestre (2011) em Educa√ß√£o, tamb√©m pela UFMG, realizou pesquisa sobre forma√ß√£o de leitores de livros nos meios populares e sobre a trajet√≥ria e forma√ß√£o de professores diante da diversidade e da desigualdade social, respectivamente. Realizou resid√™ncia p√≥s-doutoral (Projeto PNPD Institucional) no Grupo de Estudos sobre Pol√≠tica Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG (2016), quando atuou como docente, por dois semestres, na disciplina "Pol√≠tica Educacional", junto ao Departamento de Administra√ß√£o Escolar (DAE) e ao colegiado de licenciaturas da FaE/UFMG. Durante o doutorado, foi bolsista do programa REUNI e, por quatro semestres, atuou em disciplinas obrigat√≥rias ofertadas aos licenciandos em Letras-portugu√™s na FaE/UFMG. Trabalhou como Educador na Associa√ß√£o Municipal de Assist√™ncia Social (AMAS), em Belo Horizonte, com a forma√ß√£o para o trabalho de jovens em situa√ß√£o de vulnerabilidade social (2011-2012). Atuou ainda como professor-monitor no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - 1¬ļ segmento da UFMG (2006/2007/2008). Atua como pesquisador no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Liter√°rio do Ceale - Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita.

 

6. NORTE (Escola Municipal Francisco Magalh√£es Gomes)

Fernanda Rohlfs Pereira

Mestre em Educa√ß√£o pelo Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o: Conhecimento e Inclus√£o Social da FaE/UFMG, linha de pesquisa Educa√ß√£o e Linguagem. Atualmente √© coordenadora e professora do curso de Pedagogia do Centro Universit√°rio Est√°cio de Belo Horizonte, membro do N√ļcleo Docente Estruturante da mesma institui√ß√£o.Tem experi√™ncia na √°rea de Alfabetiza√ß√£o e Letramento, com √™nfase em Literatura Infanto-Juvenil, atuando principalmente nas seguintes √°reas: Educa√ß√£o e Linguagem, Educa√ß√£o Infantil, Media√ß√£o de Leitura e Forma√ß√£o Docente. Participa do grupo de pesquisa da UFMG "Leitura e Escrita na Primeira Inf√Ęncia" (LEPI). Foi avaliadora do PNBE 2012, 2013, 2014, 2015 e do PNBE/PNAIC 2014 e 2015. Presta assessoria pedag√≥gica na forma√ß√£o continuada de professores (Ensino Regular), e se dedica a pesquisas relacionadas ao Letramento Liter√°rio e pr√°ticas liter√°rias para crian√ßas e jovens. Atua como pesquisador no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Liter√°rio do Ceale - Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita.

 

7. OESTE (Escola Municipal Salgado Filho)

Marta Passos Pinheiro

Possui gradua√ß√£o em Letras - Portugu√™s e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), est√°gio de doutorado em Educa√ß√£o pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2004), doutorado em Educa√ß√£o pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente √© professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educa√ß√£o Tecnol√≥gica de Belo Horizonte (Cefet-MG), atuando como professora, no Ensino M√©dio, na Gradua√ß√£o em Letras, no Mestrado e no Doutorado em Estudos de Linguagens. Tem experi√™ncia nas √°reas de Letras e Educa√ß√£o, com √™nfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: forma√ß√£o de leitor de literatura, cr√īnica, livro did√°tico, letramento liter√°rio e literatura infantil juvenil. Atua como pesquisadora no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Liter√°rio do Ceale - Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita.

 

8. PAMPULHA (Escola Municipal Professora Alice Nacif)

Flavia Graciela de Alc√Ęntara

Doutora em Educa√ß√£o pelo Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o: Conhecimento e Inclus√£o Social da FaE/UFMG. Professora do curso de Pedagogia do Centro Universit√°rio Est√°cio de Belo Horizonte, membro do N√ļcleo Docente Estruturante da mesma institui√ß√£o. Professora dos Cursos de P√≥s-Gradua√ß√£o em Doc√™ncia e Gest√£o do Ensino Superior, Psicopedagogia Cl√≠nica e Institucional e Hist√≥ria do Brasil Contempor√Ęneo. Atua como pesquisadora no GPELL - Grupo de Pesquisas do Letramento Liter√°rio do Ceale - Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita e no GSS - Grupo de Pesquisas de G√™nero, Sexualidade e Sexo da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. √Āreas de pesquisa e atua√ß√£o: Hist√≥ria da Educa√ß√£o, Leitura Liter√°ria, Alfabetiza√ß√£o e Letramento, Educa√ß√£o Infantil, G√™nero e Sexualidade, Forma√ß√£o docente.

 

9. VENDA NOVA (Escola Municipal Professor Tabajara Pedroso)

Maria José Francisco de Souza

Possui gradua√ß√£o em Letras pela Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica de Minas Gerais PUC/Minas (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educa√ß√£o pela Faculdade de Educa√ß√£o da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, √© professora na Faculdade de Educa√ß√£o da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) no Departamento de M√©todos e T√©cnicas de Ensino (DMTE), setor de Alfabetiza√ß√£o e Letramento. √Č pesquisadora do Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita ? CEALE/FaE/UFMG; do Grupo de Estudos e Pesquisa em Hist√≥ria da Educa√ß√£o ? GEPHE/FaE/UFMG; e do N√ļcleo de Estudos e Pesquisas em Educa√ß√£o e Linguagem ? NEPEL/FAE/CBH/UEMG. Realizou p√≥s-doutorado na Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG (2010-2011) no Grupo de Estudos e Pesquisa em Hist√≥ria da Educa√ß√£o - GEPHE. Foi bolsista PNPD no Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o da Faculdade de Educa√ß√£o da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE/FaE/UEMG) no per√≠odo de 03/2014 a 02/2016. Os principais temas de interesse de pesquisa s√£o: cultura escrita, alfabetiza√ß√£o, letramento, leitura e produ√ß√£o de textos orais e escritos, ensino de L√≠ngua Portuguesa e trajet√≥rias de leitores.