'Leituras em Conexão' tem primeiro encontro na FaE

Palestra foi o primeiro de dez encontros do curso que formará articuladores de leitura da rede municipal de BH

Geral • Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018, 20:39:00

Aconteceu ontem (27), na Faculdade de Educação da UFMG, a abertura do projeto Leituras em Conexão: Formação de articuladores de leitura das Escolas Municipais de Belo Horizonte. O professor convidado, Rildo Cosson, que é pesquisador do Ceale, falou sobre a implantação de um Programa Escolar de Leitura nas escolas, que prevê planejamento e organização do trabalho que será feito no âmbito literário durante o ano todo. O professor explicou alguns conceitos básicos que teria esse programa, as atividades que devem ser propostas, além de relatar algumas experiências em escolas onde já foi implementado.

A palestra foi a largada para uma série de dez encontros mensais que acontecerão até novembro deste ano. Nesses encontros, será ministrado o curso para a formação de articuladores de leitura. O projeto visa promover práticas de discussão, produção e análises da leitura literária nas escolas, com o foco no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é incentivar a leitura nas escolas da rede pública, oferecendo conhecimento e suporte para que os educadores possam entender melhor sobre os projetos literários propostos no país e conseguir repassar para os estudantes de forma efetiva.

A mesa de abertura foi composta pelo professor da FaE e pesquisador do Ceale Carlos Augusto Novaes, um dos coordenadores do curso Leituras em Conexão; pela subsecretária de Articulação de Política Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Belo Horizonte, Edna Martins Borges; por Noara Maria de Rezende e Castro, da Gerência dos anos finais do Ensino Fundamental da SMED; pela professora Maria Zélia Versiani, representando a direção do Ceale; e pelo gerente de Bibliotecas da Smed-BH, Ricardo José Miranda.

Programa literário nas escolas

O professor Rildo Cosson iniciou sua fala questionando a plateia sobre a presença de um programa literário nas escolas. Ele reforçou a importância da leitura e o papel da escola nessa formação. Rildo apresentou quatro formas de leitura (o silêncio, a voz, a memória e a interação) e como elas podem ser feitas nas escolas. Rildo ressaltou a importância do “momento de leitura”, quando os professores separam pelo menos 15 minutos para a leitura silenciosa de um livro, dizendo que, para que o projeto seja efetivo, é preciso que toda a escola se envolva e participe. Portanto, o professor também deve fazer uma leitura no mesmo momento que os alunos, por exemplo. Ele disse que isso foi fator decisivo para o sucesso ou não da implementação do programa em escolas que já o desenvolveram.

O pesquisador finalizou sua fala com uma pequena história sobre uma praça de madeira que sempre era destruída pelo mar e reconstruída novamente no mesmo lugar, com a seguinte mensagem final: “Reconstruímos com madeira ou com pedra, porque esse é o material que nós temos. E recebemos do mar os destroços que nos tira e nos devolve. Reconstruímos dessa maneira, porque a fragilidade da madeira, ou mesmo a dureza da pedra, a cada temporal, se quisermos que sejam materiais verdadeiramente nossos, precisamos trabalhá-los.” Rildo completou: “Na educação é isso o que fazemos, refazemos e continuamos a fazer sempre. É assim que nós definimos o que somos, professores.”

Leituras em Conexão

O Leituras em Conexão: Formação de articuladores de leitura das Escolas Municipais de Belo Horizonte é um projeto da SMED/BH desenvolvido em parceria com o Ceale. A proposta surgiu a partir da percepção da necessidade de um melhor preparo dos professores para trabalharem com os livros disponíveis nas bibliotecas das escolas da rede pública. Com isso, a intenção é apoiar políticas públicas de incentivo à leitura, levando ao conhecimento dos educadores os projetos na literatura que estão em vigor e tudo o que o governo oferece em termos de material de apoio para o ensino literário, como as bibliotecas e acervos de livros.

Serão feitos 10 encontros presenciais ao longo do ano (sendo a palestra de abertura o primeiro deles) abarcando 9 turmas compostas por professores da Rede Municipal de Belo Horizonte - uma turma por regional da capital mineira. O curso terá duração total de 40 horas por turma e pretende abordar o planejamento de ações para incentivar a leitura nas bibliotecas escolares, o melhor aproveitamento dos acervos literários, além de oficinas de leitura, abordando fundamentação teórica e a prática também. Ao final do curso, os projetos desenvolvidos serão expostos em local público e compartilhados em redes. O cronograma oficial com as datas e locais dos encontros será disponibilizado nos próximos dias para os participantes do curso.

Confira a palestra de Rildo Cosson em nosso canal.