Letra A aborda 4º e 5º anos em reportagem especial

Igualdade de gênero, legado de Paulo Freire e entrevista com Graça Costa Val também são destaque no jornal

Letra A • Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2018, 15:16:00

O que Paulo Freire e Frida Kahlo têm em comum? Mesmo tendo vivido em contextos e momentos distintos, suas biografias certamente se encontram na luta contra injustiças sociais e pela emancipação dos excluídos. No decorrer da produção dessa edição do Letra A, os dois personagens surgiram em diferentes pautas - Frida na reportagem sobre igualdade de gênero nas escolas; Freire motivou a seção Troca de Ideias, para fazer frente à proposta infundada - e já descartada - que chegou ao Congresso Nacional, para que o educador deixasse de ser o Patrono da Educação Brasileira.

A escolha de que essas duas figuras ilustrassem as capas da edição não é gratuita: a defesa de uma educação emancipadora sempre esteve na essência do Letra A. "Não há pedagogia técnica que dê conta de uma educação emancipadora, se tirarmos dela seu componente político", assinam os editores pedagógicos do jornal, no editorial deste número. É com este olhar que convidamos à leitura de todos os textos dessa edição:

EM DESTAQUE. 4º e 5º anos: o momento de consolidar a alfabetização

ENTREVISTA. Maria da Graça Costa Val: produção e compreensão de textos no Ensino Fundamental

TROCA DE IDEIAS. Quais as contribuições de Paulo Freire para a educação no Brasil e no mundo?

MÚLTIPLA ESCOLA. Para meninas e meninos: o debate sobre igualdade de gênero na escola

O TEMA É. Autoria na infância e na juventude: produções que dão voz aos alunos

EM FORMAÇÃO. Letramento digital em turmas da pré-escola

AULA EXTRA. Notas para uma educação musical