Letra A aborda 4¬ļ e 5¬ļ anos em reportagem especial

Igualdade de gênero, legado de Paulo Freire e entrevista com Graça Costa Val também são destaque no jornal

Letra A ‚ÄĘ Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2018, 15:16:00

O que Paulo Freire e Frida Kahlo têm em comum? Mesmo tendo vivido em contextos e momentos distintos, suas biografias certamente se encontram na luta contra injustiças sociais e pela emancipação dos excluídos. No decorrer da produção dessa edição do Letra A, os dois personagens surgiram em diferentes pautas - Frida na reportagem sobre igualdade de gênero nas escolas; Freire motivou a seção Troca de Ideias, para fazer frente à proposta infundada - e já descartada - que chegou ao Congresso Nacional, para que o educador deixasse de ser o Patrono da Educação Brasileira.

A escolha de que essas duas figuras ilustrassem as capas da edi√ß√£o n√£o √© gratuita: a defesa de uma educa√ß√£o emancipadora sempre esteve na ess√™ncia do Letra A. "N√£o h√° pedagogia t√©cnica que d√™ conta de uma educa√ß√£o emancipadora, se tirarmos dela seu componente pol√≠tico", assinam os editores pedag√≥gicos do jornal, no editorial deste n√ļmero. √Č com este olhar que convidamos √† leitura de todos os textos dessa edi√ß√£o:

EM DESTAQUE. 4¬ļ e 5¬ļ anos: o momento de consolidar a alfabetiza√ß√£o

ENTREVISTA. Maria da Graça Costa Val: produção e compreensão de textos no Ensino Fundamental

TROCA DE IDEIAS. Quais as contribui√ß√Ķes de Paulo Freire para a educa√ß√£o no Brasil e no mundo?

MÚLTIPLA ESCOLA. Para meninas e meninos: o debate sobre igualdade de gênero na escola

O TEMA √Č. Autoria na inf√Ęncia e na juventude: produ√ß√Ķes que d√£o voz aos alunos

EM FORMAÇÃO. Letramento digital em turmas da pré-escola

AULA EXTRA. Notas para uma educação musical