Letra A aborda campo da educomunicação em reportagem principal

Edi√ß√£o 52 do jornal discute tamb√©m retextualiza√ß√£o de textos, educa√ß√£o bil√≠ngue em escolas p√ļblicas e integra√ß√£o do aluno com defici√™ncia


     

Letra A ‚ÄĘ Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019, 18:16:00

 
N√£o √© de hoje que a comunica√ß√£o, com seus meios e ve√≠culos, impacta o ensino e as pr√°ticas escolares. Desde a inven√ß√£o da imprensa at√© ao acesso em massa das tecnologias digitais, dispositivos e conte√ļdos s√£o utilizados em sala de aula. No entanto, a educomunica√ß√£o, campo que estuda as rela√ß√Ķes entre comunica√ß√£o e educa√ß√£o, √© uma √°rea de estudo relativamente nova.¬†
 
Nesta edi√ß√£o, o Letra A discute o desenvolvimento do campo, buscando trazer um entendimento sobre o impacto das m√≠dias na educa√ß√£o, levando em conta o contexto atual de acesso f√°cil a grande quantidade de informa√ß√Ķes. ‚ÄúEm tempos de compartilhamento e redes sociais, de acesso livre e pago, de aprendizagem informal, de novas trocas lingu√≠sticas e m√ļltiplas semioses, de novos suportes e g√™neros textuais, h√° que se repensarem os conte√ļdos, as formas de ensino e a aprendizagem‚ÄĚ, argumentam os editores pedag√≥gicos do Letra A.¬†
 
Tamb√©m nesta edi√ß√£o 52, fazemos uma homenagem √† professora Gra√ßa Paulino, que faleceu em agosto deste ano, republicando seu famoso ensaio ‚ÄúDa cozinha √† mesa posta‚ÄĚ, excepcionalmente no lugar da editoria ‚ÄúEntrevista‚ÄĚ do jornal. Gra√ßa foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Letramento Liter√°rio (Gpell) do Ceale, sendo refer√™ncia no pa√≠s na √°rea da pesquisa liter√°ria.¬†
 
Acesse as reportagens da edição nos links a seguir:
 
EM DESTAQUE 
 
 
HOMENAGEM À GRAÇA PAULINO
 
 
TROCA DE IDEIAS
 
 
DICION√ĀRIO DA ALFABETIZA√á√ÉO
 
 
M√öLTIPLA ESCOLA
 
 
O TEMA √Č
 
 
AULA EXTRA
 
 
EM FORMAÇÃO
 
 
LIVRO NA RODA
 
 
CR√ĒNICA
 
 
CLASSIFICADOS
 
 
EDITORIAL