Letra A discute questão da inovação na alfabetização em reportagem principal

Edição 51 do jornal também aborda argumentação nos anos iniciais, alfabetização de crianças cegas e consciência morfológica

Letra A ‚ÄĘ Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018, 16:13:00

Inovar, em tempos de hiperestimulação digital em que as pessoas anseiam por novidade a todo tempo, pode parecer uma boa solução para resolver certos problemas enfrentados dentro de sala de aula, diante de alunos que demandam e trazem novas formas de aprendizado. Muitos professores e professoras sofrem com a pressão de se sentirem "retrógrados" se não "inovarem". No entanto, no Em Destaque desta edição, pesquisadores e pesquisadoras da área da alfabetização e da literatura discutem o problema de "cair" nesse discurso. Ao fazer uma retomada histórica de marcos teóricos do ensino da alfabetização, a reportagem principal deste Letra A busca desfazer uma polarização entre "inovação" e "tradição". Já no Troca de Ideias, as pesquisadoras Isabel Frade, da UFMG, e Telma Leal, da UFPE, discutem como fugir dessa polarização.

Para os editores pedag√≥gicos do Letra A, a oposi√ß√£o entre 'novo' e 'velho' tende a limitar o 'debate'. "Essa limita√ß√£o pode ser reconhecida pelo realce exagerado que se atribui √† pedagogia escolar, mistificando-se, de forma simplista, certas solu√ß√Ķes e menosprezando-se a rela√ß√£o constitutiva entre sociedade e alfabetiza√ß√£o", afirmam no editorial. Para eles, "um melhor modo de enquadramento das quest√Ķes que envolvem a alfabetiza√ß√£o necessariamente passa por um di√°logo mais constitutivo entre a escola e a sociedade, assumindo-se que a pr√≥pria concep√ß√£o de alfabetiza√ß√£o vai se alterando em rela√ß√£o ao contexto s√≥cio-hist√≥rico que favorece ou desfavorece certas pol√≠ticas de ensino."

Acesse as reportagens da edição nos links a seguir:

EM DESTAQUE

ENTREVISTA