Letra A lança edição 48 em novo projeto gráfico

Em novo formato digital, jornal tematiza as responsabilidades compartilhadas na alfabetização na reportagem principal

Letra A ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 04 de Julho de 2017, 15:58:00

O novo n√ļmero do Letra A - o jornal do alfabetizador traz mudan√ßas no seu projeto gr√°fico e editorial. Publicado h√° mais de 12 anos pelo Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG, o jornal tem como objetivo a forma√ß√£o continuada de professores. Destina-se, principalmente, √†queles que se dedicam √† alfabetiza√ß√£o e ao ensino da leitura e da escrita, visando √† melhoria da qualidade da educa√ß√£o p√ļblica brasileira.

A partir desta edi√ß√£o, de n√ļmero 48, o jornal deixa de ser impresso e passa a ter periodicidade regular de uma edi√ß√£o por semestre. Foram criadas novas editorias: M√ļltipla Escola, voltada para inclus√£o e diversidade, como a educa√ß√£o de crian√ßas com defici√™ncia e temas que envolvam minorias no ambiente escolar. Em Forma√ß√£o √© o espa√ßo do jornal aberto para que estudantes de Pedagogia relatem suas experi√™ncias em atividades de pesquisa e extens√£o, revelando um pouco de seus percursos rumo √† doc√™ncia.

Este relan√ßamento vem com a finalidade de fortalecer e ampliar a rede que ajudamos a consolidar com o jornal, participando de diversos f√≥runs de forma√ß√£o de professores e de pol√≠ticas educacionais. E √© justamente a valoriza√ß√£o da no√ß√£o de rede que motivou a reportagem especial desta edi√ß√£o, que discute as responsabilidades compartilhadas no ciclo de alfabetiza√ß√£o. O Ceale, como centro formador, segue com o compromisso de refletir sobre os processos de alfabetiza√ß√£o, leitura e escrita, favorecendo um debate de interesse da escola p√ļblica brasileira.

Acesse abaixo o conte√ļdo da edi√ß√£o:

EM DESTAQUE. Gest√£o que alfabetiza: os pap√©is da escola e da rede no 1¬ļ ciclo

ENTREVISTA. √āngela Lago: beleza e aprendizado na literatura

LIVRO NA RODA. Pequenos ajudantes da biblioteca

MÚLTIPLA ESCOLA. Superdotação e altas habilidades

TROCA DE IDEIAS. Avaliação diagnóstica e o planejamento das atividades de produção de texto

O TEMA √Č. Cidadania nos textos e na escola

AULA EXTRA. Possibilidades para ensinar linguagens de programação de computadores

EM FORMA√á√ÉO. Autobiografias em turma de 3¬ļ ano

DICION√ĀRIO DA ALFABETIZA√á√ÉO. Interven√ß√£o pedag√≥gica