Letramento literário na Educação Infantil

Projeto do grupo Lepi, vinculado ao Ceale, participa da mostra Inova Minas neste fim de semana

Acontece • Quinta-feira, 04 de Agosto de 2016, 14:33:00

Entre sexta (5) e domingo (7), acontece, no Circuito Liberdade, das 10h às 17h, a Mostra Inova Minas FAPEMIG, que busca disseminar junto à sociedade o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da exposição de projetos financiados pela Fundação. Entre os selecionados, está o projeto Letramento literário na Educação Infantil, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância (Lepi), vinculado ao Ceale. O projeto foi desenvolvido com um grupo de professoras da UMEI Santa Amélia e propôs a problematização dos trabalhos com literatura na instituição até então realizados e a construção de estratégias para potencializar as ações de letramento literário.

No início do projeto, algumas carências nas atividades envolvendo literatura foram observadas, como falta de regularidade e de planejamento. “Para ampliar as possibilidades de construção de sentidos pela criança, a partir de um texto literário, é preciso que o professor planeje bem como vai realizar cada leitura: escolha o livro pensando naquele grupo ou numa criança em especial, pense na prosódia, nas questões que podem ser colocadas durante e após a leitura”, observa a coordenadora do projeto, Mônica Baptista, pesquisadora do Lepi/Ceale. Os encontros de formação com as professoras da UMEI partiram da reflexão sobre suas próprias práticas, registradas em vídeos, e eram organizados a partir dos temas que os pesquisadores do Lepi gostariam de discutir e aprofundar – que passavam por aspectos como critérios para definir a qualidade de uma obra literária, constituição e organização de acervos e a disposição das crianças no momento de ouvir histórias.

Confira um pouco sobre o projeto no vídeo abaixo:

Inova Minas 2016

Um pouco dos resultados desse projeto e dos outros 39 selecionados estará em exibição na mostra, que acontece simultaneamente em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Casa Fiat de Cultura. Ao todo, foram recebidos 220 de projetos desenvolvidos por instituições de todo o Estado e selecionados 40 projetos. A  UFMG foi a instituição que obteve maior número de projetos aprovados, com 8 projetos.

A programação completa pode ser acessada em www.inovaminas.fapemig.br.