Letramento literário na Educação Infantil

Projeto do grupo Lepi, vinculado ao Ceale, participa da mostra Inova Minas neste fim de semana

Acontece ‚ÄĘ Quinta-feira, 04 de Agosto de 2016, 14:33:00

Entre sexta (5) e domingo (7), acontece, no Circuito Liberdade, das 10h √†s 17h, a Mostra Inova Minas FAPEMIG, que busca disseminar junto √† sociedade o esfor√ßo realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o por meio da exposi√ß√£o de projetos financiados pela Funda√ß√£o. Entre os selecionados, est√° o projeto Letramento liter√°rio na Educa√ß√£o Infantil, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Inf√Ęncia (Lepi), vinculado ao Ceale. O projeto foi desenvolvido com um grupo de professoras da UMEI Santa Am√©lia e prop√īs a problematiza√ß√£o dos trabalhos com literatura na institui√ß√£o at√© ent√£o realizados e a constru√ß√£o de estrat√©gias para potencializar as a√ß√Ķes de letramento liter√°rio. ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬† ¬†

No in√≠cio do projeto, algumas car√™ncias nas atividades envolvendo literatura foram observadas, como falta de regularidade e de planejamento. ‚ÄúPara ampliar as possibilidades de constru√ß√£o de sentidos pela crian√ßa, a partir de um texto liter√°rio, √© preciso que o professor planeje bem como vai realizar cada leitura: escolha o livro pensando naquele grupo ou numa crian√ßa em especial, pense na pros√≥dia, nas quest√Ķes que podem ser colocadas durante e ap√≥s a leitura‚ÄĚ, observa a coordenadora do projeto, M√īnica Baptista, pesquisadora do Lepi/Ceale. Os encontros de forma√ß√£o com as professoras da UMEI partiram da reflex√£o sobre suas pr√≥prias pr√°ticas, registradas em v√≠deos, e eram organizados a partir dos temas que os pesquisadores do Lepi gostariam de discutir e aprofundar ‚Äď que passavam por aspectos como crit√©rios para definir a qualidade de uma obra liter√°ria, constitui√ß√£o e organiza√ß√£o de acervos e a disposi√ß√£o das crian√ßas no momento de ouvir hist√≥rias.

Confira um pouco sobre o projeto no vídeo abaixo:

Inova Minas 2016

Um pouco dos resultados desse projeto e dos outros 39 selecionados estar√° em exibi√ß√£o na mostra, que acontece simultaneamente em cinco espa√ßos que fazem parte do Circuito Liberdade: Alameda da Educa√ß√£o, Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espa√ßo do Conhecimento UFMG e Casa Fiat de Cultura. Ao todo, foram recebidos 220 de projetos desenvolvidos por institui√ß√Ķes de todo o Estado e selecionados 40 projetos. A¬† UFMG foi a institui√ß√£o que obteve maior n√ļmero de projetos aprovados, com 8 projetos.

A programação completa pode ser acessada em www.inovaminas.fapemig.br.