‚ÄúLetramento Profissional‚ÄĚ inicia nova edi√ß√£o do m√≥dulo I

Aula inaugural aconteceu na √ļltima segunda, 9, na UFMG


     

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 18:16:00

 
Na √ļltima segunda-feira, 9, ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a aula inaugural de mais uma edi√ß√£o do m√≥dulo I do curso de atualiza√ß√£o ‚ÄúLetramento Profissional: pr√°ticas de escrita do(a) professor(a) na Educa√ß√£o Infantil‚ÄĚ, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com o Ceale.
 
Neste semestre, estão ocorrendo dois módulos, sendo o segundo exclusivo para quem já participou do módulo I. Como de costume, a aula inaugural ocorreu na na UFMG para reunir todas as turmas, que durante o resto do curso realizam seus encontros em diferentes regionais de Belo Horizonte (MG). Nesta edição, são 13 turmas em oito regionais da capital mineira.
 
Na mesa de abertura, estavam presentes a coordenadora do curso pela PBH Vania Freitas, da Gerência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (GAFEF), e o coordenador pelo Ceale Gilcinei Carvalho, também professor da Faculdade de Educação da UFMG. Vania explicou algumas mudanças do curso e reforçou a continuidade da parceria com o Ceale. Gilcinei agradeceu o trabalho realizado pela Prefeitura para a realização do curso.
 
Em seguida, Gilcinei realizou a aula inaugural, que √© um detalhamento da ementa e dos objetivos do curso. O professor da FaE explicou que o curso n√£o √© voltado para ensinar a escrever e nem um curso de ‚ÄúL√≠ngua Portuguesa‚ÄĚ, al√©m de n√£o tratar de quest√Ķes de ensino ligadas √† sala de aula.¬†
 
Segundo Gil, a profiss√£o de professor demanda engajamento com pr√°ticas de leitura e escrita espec√≠ficas, e o curso pretende fazer an√°lise e reflex√Ķes de situa√ß√Ķes de uso da escrita em contexto profissional na Educa√ß√£o Infantil. Um dos principais pontos do curso √© avaliar as formas de registro e divulga√ß√£o de informa√ß√Ķes em tarefas do dia a dia do professor como relat√≥rios, relatos, bilhetes e planejamentos.