Livro aborda história da alfabetização a partir de discussões sobre fontes

“História da alfabetização e suas fontes” tem contribuição de duas pesquisadoras do Ceale

Geral • Terça-feira, 11 de Setembro de 2018, 18:42:00

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU) disponibilizou em seu site o e-book “História da alfabetização e suas fontes”. O livro foi organizado pela professora da UFU Sônia Maria dos Santos e pelo doutorado em Educação pela UFU e professor da prefeitura de Itumbiara (GO) Juliano Guerra Rocha e reúne artigos de diferentes professores de universidades do país. A obra pretende fomentar discussões para as pesquisas da temática. Os organizadores explicam que, para elaborar os capítulos do livro, tiveram como norte as perguntas “Como utilizar as fontes selecionadas na historiografia da alfabetização?” e “Quais são as potencialidades dessas fontes?”.

As pesquisadoras do Ceale Francisca Maciel e Isabel Frade participaram da obra, escrevendo os artigos “O ensino da leitura nas províncias do norte do Brasil: Primeiro Livro de Leitura, de Augusto Ramos Pinheiro Maricilde Oliveira Coelho” e “O campo da História da Alfabetização e sua relação com as fonts”, respectivamente.

Baixe o e-book gratuito aqui