Livro aborda hist√≥ria da alfabetiza√ß√£o a partir de discuss√Ķes sobre fontes

‚ÄúHist√≥ria da alfabetiza√ß√£o e suas fontes‚ÄĚ tem contribui√ß√£o de duas pesquisadoras do Ceale

Geral ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 11 de Setembro de 2018, 18:42:00

A Editora da Universidade Federal de Uberl√Ęndia (EDUFU) disponibilizou em seu site o e-book ‚ÄúHist√≥ria da alfabetiza√ß√£o e suas fontes‚ÄĚ. O livro foi organizado pela professora da UFU S√īnia Maria dos Santos e pelo doutorado em Educa√ß√£o pela UFU e professor da prefeitura de Itumbiara (GO) Juliano Guerra Rocha e re√ļne artigos de diferentes professores de universidades do pa√≠s. A obra pretende fomentar discuss√Ķes para as pesquisas da tem√°tica. Os organizadores explicam que, para elaborar os cap√≠tulos do livro, tiveram como norte as perguntas ‚ÄúComo utilizar as fontes selecionadas na historiografia da alfabetiza√ß√£o?‚ÄĚ e ‚ÄúQuais s√£o as potencialidades dessas fontes?‚ÄĚ.

As pesquisadoras do Ceale Francisca Maciel e Isabel Frade participaram da obra, escrevendo os artigos ‚ÄúO ensino da leitura nas prov√≠ncias do norte do Brasil: Primeiro Livro de Leitura, de Augusto Ramos Pinheiro Maricilde Oliveira Coelho‚ÄĚ e ‚ÄúO campo da Hist√≥ria da Alfabetiza√ß√£o e sua rela√ß√£o com as fonts‚ÄĚ, respectivamente.

Baixe o e-book gratuito aqui.