Mesa redonda discute leitura e escrita no ambiente digital

Pesquisadores do Nepced, que integra o Ceale, conduzem discussão na manhã de quarta-feira (18), na FaE, com participação gratuita

Acontece ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 10 de Outubro de 2017, 15:55:00

O N√ļcleo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura Escrita Digital (Nepced), que integra o Ceale, ir√° realizar na quarta-feira da pr√≥xima semana, dia 18, a mesa redonda com o tema "Leitura e escrita na cultura digital: ensino, pesquisa e forma√ß√£o de professores". O evento ter√° in√≠cio √†s 8h da manh√£ e tem previs√£o de dura√ß√£o at√© as 11h, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da FaE/UFMG. O objetivo √© apresentar e discutir as a√ß√Ķes do N√ļcleo voltadas para alunos do ciclo de alfabetiza√ß√£o e da Educa√ß√£o Infantil. A participa√ß√£o √© gratuita e n√£o √© necess√°rio realizar inscri√ß√£o pr√©via.

O Nepced busca o aprofundamento em conceitos e pesquisas relacionados ao uso e aprendizado da leitura e da escrita em ambientes digitais. Participar√£o da discuss√£o Isabel Cristina Frade, M√īnica Daisy Ara√ļjo, Julianna Gl√≥ria, Maria de F√°tima Caeiro e Carlos Renato da Silva.

Encontro de Pesquisa em Educação

A mesa redonda faz parte do evento anual Encontro de Pesquisa em Educa√ß√£o, realizado pela FaE. Nesse Encontro, cuja 13¬™ edi√ß√£o ocorrer√° entre 16 e 20 de outubro de 2017, os grupos e n√ļcleos de pesquisa poder√£o organizar nos diversos espa√ßos da FaE mesas redondas, palestras, pain√©is e outras atividades sobre os projetos e √°reas de pesquisa que desenvolvem. O evento √© aberto a toda a comunidade e ocorre paralelamente √† Semana do Conhecimento da UFMG, que ser√° realizada no mesmo per√≠odo e traz a proposta de realizar uma reflex√£o sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em di√°logo com setores da sociedade.

Al√©m da mesa redonda organizada pelo Nepced, o Ceale Debate de outubro tamb√©m ir√° integrar as atividades do Encontro de Pesquisa em Educa√ß√£o. Com o tema "A media√ß√£o pedag√≥gica na escrita espont√Ęnea da crian√ßa", as convidadas Sara Mour√£o (professora da FaE e pesquisadora do Ceale) e Paula Lanza (mestranda em Educa√ß√£o pela FaE/UFMG) ir√£o apresentar pesquisa sobre produ√ß√Ķes escrita de crian√ßas e interven√ß√Ķes pedag√≥gicas no aprendizado inicial da l√≠ngua escrita.