Mesa redonda discute leitura e escrita no ambiente digital

Pesquisadores do Nepced, que integra o Ceale, conduzem discussão na manhã de quarta-feira (18), na FaE, com participação gratuita

Acontece • Terça-feira, 10 de Outubro de 2017, 15:55:00

O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura Escrita Digital (Nepced), que integra o Ceale, irá realizar na quarta-feira da próxima semana, dia 18, a mesa redonda com o tema "Leitura e escrita na cultura digital: ensino, pesquisa e formação de professores". O evento terá início às 8h da manhã e tem previsão de duração até as 11h, no Auditório Neidson Rodrigues da FaE/UFMG. O objetivo é apresentar e discutir as ações do Núcleo voltadas para alunos do ciclo de alfabetização e da Educação Infantil. A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.

O Nepced busca o aprofundamento em conceitos e pesquisas relacionados ao uso e aprendizado da leitura e da escrita em ambientes digitais. Participarão da discussão Isabel Cristina Frade, Mônica Daisy Araújo, Julianna Glória, Maria de Fátima Caeiro e Carlos Renato da Silva.

Encontro de Pesquisa em Educação

A mesa redonda faz parte do evento anual Encontro de Pesquisa em Educação, realizado pela FaE. Nesse Encontro, cuja 13ª edição ocorrerá entre 16 e 20 de outubro de 2017, os grupos e núcleos de pesquisa poderão organizar nos diversos espaços da FaE mesas redondas, palestras, painéis e outras atividades sobre os projetos e áreas de pesquisa que desenvolvem. O evento é aberto a toda a comunidade e ocorre paralelamente à Semana do Conhecimento da UFMG, que será realizada no mesmo período e traz a proposta de realizar uma reflexão sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em diálogo com setores da sociedade.

Além da mesa redonda organizada pelo Nepced, o Ceale Debate de outubro também irá integrar as atividades do Encontro de Pesquisa em Educação. Com o tema "A mediação pedagógica na escrita espontânea da criança", as convidadas Sara Mourão (professora da FaE e pesquisadora do Ceale) e Paula Lanza (mestranda em Educação pela FaE/UFMG) irão apresentar pesquisa sobre produções escrita de crianças e intervenções pedagógicas no aprendizado inicial da língua escrita.